AGENDA

Associação dos Artesãos do Algarve no FIA LISBOA 2014 | 28 de Junho a 6 de Julho

ass_artesaos_algarve

Revitalização do artesanato ao serviço do desenvolvimento local e do emprego

fia_lisboa

A AIP – Feiras, Congressos e Eventos organiza de 28 de Junho a 6 de Julho a FIA – Lisboa, o maior evento dedicado à promoção do Património Material e Imaterial e ao desenvolvimento regional e local.

Segundo a organização, “é nosso objectivo trazer a Lisboa os saberes, sabores e costumes dos diferentes territórios dando a conhecer às diversas populações o que Portugal tem de melhor e simultaneamente mostrar as culturas de cerca de 40 países que anualmente participam individual ou colectivamente na FIA – Lisboa”.

Em parceria com Associações de Artesãos, Entidades ligadas ao Desenvolvimento Regional, Cultura e Turismo, Câmaras Municipais e Associações de Desenvolvimento Local a FIA Lisboa 2014 inova o seu conteúdo, com mostras colectivas e actividades de promoção do património histórico, cultural, etnográfico, gastronómico e paisagístico das regiões. Estão já confirmadas 17 associações de artesãos e um aumento significativo de participações de entidades públicas e privadas.

Semana da Gastronomia Tradicional na FIA

Na edição de 2014, para além dos produtos artesanais levados pelas centenas de expositores presentes na feira, a FIA Lisboa dá especial destaque à gastronomia promovendo a Semana da Gastronomia Tradicional.

A arte da cozinha é também reflexo da multiculturalidade dos povos, com os seus produtos e paladares característicos.

Nesta 27.ª edição, o espaço gastronómico promete cativar os visitantes pelos cheiros, cores e, especialmente, sabores mais icónicos da gastronomia tradicional portuguesa.

O salão acolhe ainda um vasto programa de actividades culturais (música, dança, folclore, desfiles, workshops, seminários, entre outros) que prometem trazer animação, ritmo e cor à FIL.

Argélia – País Convidado

Considerando o património cultural e histórico da República Democrática e Popular da Argélia, a sua importância como produtor de artesanato, o seu papel geoestratégico no Magreb considera-se de redobrado interesse e justificação o destaque de “País Convidado” numa demonstração das suas capacidades e potencialidades culturais e económicos como factores potenciadores de aproximação e de incremento de relações comerciais entre Portugal e a Argélia.

Eventos Paralelos

A FIA Lisboa recebe durante 9 dias um conjunto de actividades que celebram o património material e imaterial das diferentes regiões nacionais e internacionais. Um espaço para Sentir o Passado | Viver o Presente | Experimentar o Futuro.

Exposições Temáticas
– A Olaria a Sul do Tejo
Prémios e Concursos
– “A Melhor Peça de Artesanato Tradicional”
– “A Melhor Peça de Artesanato Contemporânea”

Ateliers
Workshops
Actuações Musicais
Jogos Tradicionais
Conferências

Prémios FIA Lisboa distinguem artesãos nacionais

Com o objectivo de dinamizar e promover o artesanato nacional, a FIA Lisboa vai mais uma vez promover o concurso de Artesanato em duas categorias – “Melhor Peça de Artesanato Tradicional” e “Melhor Peça de Artesanato Contemporâneo”.

premiosfia

Aberto a todos os artesãos nacionais, detentores de Carta de Artesão e Expositores da FIA – Lisboa, os prémios visam incentivar a produção artesanal nas suas vertentes tradicional e contemporânea, apelando à qualidade e à inovação enquanto factores indispensáveis ao desenvolvimento e afirmação do sector das artes e ofícios portugueses.

Um apelo à identidade e cultura como factor distintivo do património de um povo.

Ficha_Concurso

Por: Feiras FIL

Categories: AGENDA, Algarve, Nacional

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.