Algarve

Faro e RTA promovem-se no Sul de França

Uma comitiva integrada pela Câmara de Faro e pela Região de Turismo do Algarve (RTA), regressou este domingo de uma visita oficial à região francesa da Provença, Alpes e Côte d’Azur, onde participou num Seminário de Promoção do Turismo do Algarve e estabeleceu diversos contactos com a Câmara de Comércio e Indústria Franco Portuguesa (CCIFP) e com os municípios de Saint Maxime e Nice.

Realizada em Nice, no dia 23, a iniciativa do Consulado Geral de Portugal em Marselha e da CCIFP, destinou-se a cidadãos franceses, emigrantes portugueses e luso-descendentes radicados em França que podem tirar proveito do regime fiscal de residente não habitual português, aplicando com vantagem as suas poupanças no nosso País. Turismo do Algarve e Município fizeram as suas apresentações, mostrando as potencialidades da Região e do Concelho de Faro em particular enquanto alvo de investimento estrangeiro.

À margem deste evento, deve destacar-se o entendimento alcançado pelo Município de Faro com a CCIFP, com o objetivo de promover a internacionalização das empresas sediadas em Faro junto do mercado francês e divulgar as potencialidades do nosso Concelho para a atração de Investimento estrangeiro.

Com este acordo de colaboração, que será concretizado em visita futura de uma comitiva de empresários e dirigentes da CCIFP a Faro, produzindo efeitos após deliberação nos órgãos autárquicos competentes, fica assim cumprido um dos grandes objetivos desta missão. Designadamente estabelecer uma ponte de contactos com a comunidade luso-francesa residente no Sul de França, que passa por um momento de vitalidade e pujança económica e que tem manifestado um grande interesse na realização de investimentos no Algarve.

Durante esta estadia, Rogério Bacalhau, Presidente do Município, e João Fernandes, vice-presidente do Turismo do Algarve, estabeleceram ainda contactos com os responsáveis dos Municípios de Saint Maxime e Nice, procurando criar as bases para entendimentos futuros. No caso particular do Município de Nice, representado nestes contactos pelo Vice-Presidente do Município, o luso-descendente Laureano Azinheirinha, está em causa uma cooperação com Faro nos domínios do apoio ao ensino do português na Região, nas áreas do mar e da promoção turística.

No regresso ao Algarve, as duas entidades fazem um balanço extremamente positivo desta deslocação, que pretendeu sobretudo uma aposta na promoção turística e imobiliária como motor de um setor com crescente procura e com grande impacto na economia regional.

Na oportunidade, deixam ainda uma palavra de agradecimento ao Cônsul Geral de Portugal em Marselha, Pedro Marinho da Costa, inexcedível na procura de intensificar o relacionamento económico entre as duas comunidades e aos responsáveis pela CCIFP, Joaquim Pires e Carlos Vinhas Pereira, pela abertura e interesse demonstrados na nossa Região e no caso particular de Faro.

Por: Município de Faro

Categories: Algarve, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.