Faro

Sindicato da Hotelaria do Algarve realiza concentração em frente à AIHSA para exigir o aumento dos salários | 28 de maio

stihtrsa-faro

A AIHSA, apoiando-se nas políticas anti-sociais do Governo PSD/CDS, pretende retirar direitos importantes consagrados no Contrato Colectivo de Trabalho, nomeadamente no que diz respeito a horários, folgas, férias e faltas que passariam a ser reguladas pelo Código do Trabalho, bem como a criação de um banco de horas, que iria, em muito, reduzir a retribuição dos trabalhadores.

A crise está aí mas não é para todos! O sector, ao contrário do que querem fazer crer, vive uma situação económica com crescimentos consecutivos ao longo dos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013 e, por isso, pode e deve aumentar os salários. Em relação à restauração, o principal problema é a falta de poder de compra das famílias. Quanto mais baixos forem os salários mais dificuldades terão as empresas da restauração e similares e também maiores serão as dificuldades dos trabalhadores e suas famílias.

Desde 2009, último ano em que se actualizaram as tabelas salariais, os trabalhadores sofreram um brutal aumento do custo de vida. Só nos últimos três anos, período do “Acordo de Agressão” do PS, PSD e CDS, a inflação atingiu 7,84% e o aumento da carga fiscal sobre o trabalho, resultante da alteração dos escalões e taxas do IRS, representou uma diminuição salarial de 8,3%.

A proposta de um aumento dos salários em 3% para todos os trabalhadores, com um mínimo de 30€, ou seja, um 1€ por dia, que apresentámos à Associação Patronal (AIHSA) é viável, é justo e existem condições económicas no sector para que seja aceite.

Assim, e no âmbito da Semana de Luta de 26 a 31 de Maio pelo Aumento dos Salários, convocada pela CGTP-IN, o Sindicato da Hotelaria do Algarve vai realizar uma concentração em Faro, na quarta-feira, dia 28 de Maio, pelas 11h00, em frente à Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve, para exigir a negociação imediata dos salários.

Por: STIHTRSA – Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve

Categories: Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.