AGENDA

Ondas de Calor 2014 | Plano Regional Contingência Temperaturas Extremas Adversas

O Plano Regional de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor 2014 do Departamento de Saúde Pública e Planeamento (DSPP) da Administração Regional da Saúde do Algarve, IP encontra-se em vigor entre 15 de maio e 30 de setembro de 2014, período durante o qual é maior a probabilidade de situações de calor extremo.

ondas_calor

Em Portugal, após a onda de calor de 2003 foi implementado o Plano de Contingência para as Ondas de Calor o qual passou a ser ativado anualmente entre maio e setembro. Em virtude da definição «onda de calor» (definição climatológica da organização mundial de meteorologia), muitas vezes não traduzir o impacto real na saúde da população, optou-se pelas terminologias «temperaturas extremas adversas» ou «períodos de calor intenso» como as que melhor traduzem o impacto negativo na saúde e a necessidade de adoptar medidas preventivas.

Este Plano constitui um instrumento estratégico que tem como finalidade minimizar os efeitos negativos do calor sobre a população do Algarve mediante a divulgação de alertas e medidas de prevenção com recomendações a seguir para fazer face ao calor. Os serviços de saúde, diversos organismos e as pessoas em geral serão informadas em caso de risco para a saúde, ou seja, em caso de Alertas Amarelo ou Vermelho e sobre medidas a adotar para se protegerem.

O Plano é dotado de um Sistema de Previsão e Alerta onde é definido e emitido o Nível de Alerta para o dia seguinte e que, em situação de risco, serão comunicados aos Serviços de Saúde, às entidades com responsabilidade na protecção da população, Instituições de apoio e acolhimento de idosos e crianças até 5 anos, autarquias, freguesias, unidades hoteleiras, entre outros.

Estão definidos três níveis de alerta, o Verde, o Amarelo e o Vermelho:

– Alerta Verde: situações de temperaturas normais para a época do ano, sem impacto na saúde

– Alerta Amarelo: em caso de temperaturas elevadas que podem provocar efeitos na saúde especialmente nos mais vulneráveis

– Alerta Vermelho: quando se registam e prevêem temperaturas muito elevadas com graves consequências na saúde

No âmbito deste Plano a ARS Algarve, IP disponibilizará um espaço dedicado às Ondas de Calor, na sua página da Internet, onde se poderá encontrar o Nível de Alerta definido e também recomendações e conselhos úteis para fazer face ao calor, dirigidos ao público em geral aos grupos mais vulneráveis.

Conselhos úteis:

Siga o link Medidas que podem salvar vidas durante uma onda de calor

Por: ARS Algarve

Categories: AGENDA, Algarve, Saúde

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.