Quarteira

2.º dia do Dia do Pescador em Quarteira | Multidão em euforia na Tradição da Lavada com peixe em quantidade recorde (45 fotos)

A cidade de Quarteira, com uma das comunidades piscatórias mais importantes do país, reviveu mais uma vez, ao fim da tarde de hoje, todas as tradições associadas ao Dia do Pescador. A população e os muitos turistas que se encontram na região nesta altura do ano puderam participar na tradicional Lavada ou arte tradicional de arrastar para terra, durante a qual os pescadores convidam toda a população a participar no “puxar a rede” para terra e onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado. Se nas últimas edições o pescado foi escasso, este ano bateu todos os recordes.

De tal forma que a rede quase rebentou de tão cheia que estava, levando a população à euforia.

Já em terra, e depois de colocada alguma ordem na vastíssima multidão com o apoio da Polícia Marítima, os pescadores puderam então encher caixas de peixe e despejá-las em pleno areal. O pescado chegou para todos e sobrou. Era ver a populaça encher sacos, as algibeiras e mesmo de mão cheia, todos com sorrisos nos rostos.

O pescado era tanto que ainda chegou para encher uma carrinha de caixas. Em declarações ao PlanetAlgarve, o presidente da Quarpesca, Hélder Rita, disse que o pescado restante será entregue à Junta de Freguesia de Quarteira para lhe dar o destino mais indicado, ou seja, entregar o pescado às IPSS da cidade.

De salientar que a Lavada deste ano contou com a presença do diretor regional adjunto da DRAPAlg – Direção Regional de Agricultura e Pescas, José Graça, relatando ao PlanetAlgarve que há muitos anos não via tanto pescado capturado na Lavada. Partilhamos da mesma opinião.

As festividades prosseguem esta noite com a atuação do fadista André Catarino e Tony das Favelas.

As comemorações arrancaram ontem, sexta-feira, 30 de Maio, com os “Petiscos do Pescador” nas tradicionais tasquinhas instaladas na Praça do Mar, onde é possível apreciar durante três dias o que de melhor o mar oferece à gastronomia local. À mesma hora, atuou no palco montado no local a artista Claudisabel que atraiu uma multidão.

As celebrações do Dia do Pescador encerram amanhã, domingo, 1 de junho, com o espetáculo da artista Jéssica Portugal, na Praça do Mar.

De referir ainda que o duo Nestor e Nuno anima o recinto durante os três dias ao fim da tarde e ao fim da noite com música para dançar.

As várias atividades são promovidas pela QUARPESCA – Associação dos Armadores Pescadores de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira

2 replies »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.