AGENDA

Conversas e experiências à volta do turismo criativo em Loulé | 13 e 14 de junho

Turismo Criativo é o mote para um conjunto de conversas, workshops e experiências que decorrerá em Loulé, entre 13 a 14 de junho, numa iniciativa da Câmara Municipal de Loulé e com a organização da empresa de Turismo Responsável – ProActiveTur.

banner

Este novo segmento chamado de “a nova geração de turismo” está a crescer significativamente pelo mundo inteiro e procura participar ativamente na cultura, tradições e modo de vida dos residentes, em interação com as gentes e o carácter singular de um lugar (destino turístico).

A coordenadora da Rede Internacional “Creative Tourism Network”, Caroline Couret, vem à cidade de Loulé para realizar uma palestra no dia 13 de junho, às 21h00, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, sobre “Como construir programas de turismo criativo e potenciar ofertas em rede”.

No dia seguinte, 14 de junho, terá lugar uma série de demonstrações de experiências de turismo criativo, desde oficinas de moagem de milho e confeção de papas numa cozinha tradicional, à construção de brinquedos tradicionais em cana, passando pela preparação e moldagem com pasta de amêndoa num antigo armazém de frutos secos e uma incursão pelo património cultural de Loulé a partir da serigrafia e da fotografia.

O Município de Loulé quer oferecer aos novos viajantes a possibilidade de fazer uma imersão no mundo imaterial e na cultura viva do Concelho, proporcionando-lhes vivências únicas, por meio de experiências de aprendizagem.

A Autarquia acredita que o projeto “Loulé Criativo” é uma oportunidade para surgirem novas atividades que se incorporem à cadeia económica do turismo, que contribuam para manter e inovar as tradições, enaltecer a sua identidade e criar um ecossistema favorável à criatividade.

A iniciativa conta desde já com o envolvimento ativo de vários agentes locais, incluindo lojas, empresas, comerciantes, artistas, artesãos, instituições culturais, entre outros.

A participação na palestra e atividades criativas é gratuita, mas está sujeita a inscrições em:

www.cm-loule.pt ou www.proactivetur.pt

Por: Município de Loulé

Categories: AGENDA, Loulé, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.