“A Escola do Bairro Operário é a melhor da região”, realçou Maria Fernanda Afonso, no Encontro promovido pelo Grupo dos Amigos de Lagos.
Maria Fernanda Afonso, vereadora da câmara municipal de Lagos, com competência específica na área da educação e convidada do Encontro de 5.ª Feira do Grupo dos Amigos de Lagos, que decorreu como habitualmente na Biblioteca Municipal, falou da realidade local sob sua responsabilidade.
Começando por congratular-se por o município de Lagos estar “dotado das infra-estruturas necessárias, com escolas novas e reabilitação de outras, como Bairro Operário e Espiche e a abertura de salas de pré-escolar”, Maria Fernanda Afonso não deixou de reconhecer que “a rede de pré-escolas públicas veio criar dificuldades ao pré-escolar privado e cooperativo”, o que também preocupa o executivo, “pois a constituição fala em ensino público, privado e cooperativo”. E explicou que, em Lagos, embora “o pré-escolar deva funcionar com crianças a partir dos 5 anos, temos salas com meninos desde os 3 anos”. Assim, havendo uma “total cobertura, não se justifica abrir mais escolas”.
Maria Fernanda Afonso lembrou que “relativamente aos edifícios que foram feitos de raiz, construídos ou recuperados, agora é preciso conservá-los”. Ora “há alguns problemas bicudos de conservação, alguns dos quais resultantes de má construção”. É que “a febre da construção rápida traz-nos alguns problemas”. A título de exemplo, referiu que “há edifícios muito bonitos, mas não estudados para receber centenas de alunos e daí resulta uma degradação rápida”.
A professora e vereadora Maria Fernanda Afonso falou também das “actividades de enriquecimento curricular”, que considera “muito importantes para o desenvolvimento dos alunos, pois conseguem descobrir mais competências às crianças”. Informou ainda que o município tem duas psicólogas a apoiar as escolas”, mas a sua acção acaba por ser insuficiente, pois “o Ministério não põe nada” e lamentou também que “no Centro de Saúde já não há psicólogo”. Por fim, falou do transporte escolar e da acção social, com livros e refeições, de que o município “tem tido uma boa colaboração das juntas de freguesia” e do projecto “viver o verão”, que “já está esgotado, indo possibilitar a ocupação das crianças e das pessoa que estarão envolvidas”.
Os “Encontros de 5ª Feira”, este ano sob o ciclo “Perspectiva Lagos”, debruçam-se sobre temas de interesse regional e local, têm o apoio da Câmara Municipal e decorrem na Biblioteca Dr. Júlio Dantas, com entrada livre.
Por: Grupo dos Amigos de Lagos
Categorias:Lagos





