Quarteira

Grande momento cultural no Centro Autárquico de Quarteira com Concerto de Intercâmbio Coral (20 fotos)

O Centro Autárquico de Quarteira foi palco, na noite de ontem, 14 de junho, de um Concerto de Intercâmbio Coral entre o Grupo Coral de Quarteira e o Coro da Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa. Um momento de cultura que se deve repetir numa cidade sedenta de iniciativas culturais pela inexistência de um espaço condigno para as acolher, como vêem dizendo até à exaustão os dirigentes das várias coletividades da cidade.

O Concerto contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e Sónia Alves, do seu executivo.

De referir que no dia 31 de maio o Grupo Coral de Quarteira deslocou-se a Águeda, onde participou no Concerto da Primavera para o Património dos Pobres promovido pela delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo sido foi muito bem recebido, e este encontro foi a retribuição desse acolhimento.

Perante casa cheia, a assistência ficou maravilhada com as atuações dos grupos, não regateando aplausos. O concerto finalizou com a atuação do coro de Águeda, que fez um ‘encore’ satisfazendo o pedido do público.

Houve ainda um momento para troca de lembranças e intervenções.

O maestro do Coro de Águeda, Sérgio Brito, agradeceu “o amável convite do Grupo Coral de Quarteira. Estamos aqui pela primeira vez e é sempre um grato prazer haver estes intercâmbios culturais, e mais ainda com o grande amigo Carlos Sousa, o qual já conheço de outras andanças corais”.

Isabel Pinto, do Grupo Coral de Quarteira, agradeceu “ao Coro de Águeda, tanto por nos ter convidado para irmos lá e pela forma como nos receberam como por terem vindo até aqui à nossa Quarteira, que consideramos ter sido uma mais valia para a cidade. Quarteira precisa muito de coisas destas. Necessitamos que haja outra cultura que não apenas o futebol, o fado, as marchas, é tudo muito bonito mas também precisamos desta cultura”, agradecendo igualmente “à Câmara Municipal de Loulé e à Junta de Freguesia de Quarteira – temos aqui os seus presidentes – porque nos têm apoiado imenso. Nós não conseguimos fazer as coisas sozinhas. Somos um grupo que se juntou para fazermos um coro. Temos o apoio dos nossos professores Carlos Sousa e João de Almeida que nos ajudam imenso”. Por último, deixou ainda os agradecimentos “à Escola D. Dinis pela cedência do espaço e dos instrumentos. Sem a escola, nós não éramos nada”, agradecendo ainda à Pastelaria Beira Mar e à Boutique dos Bolos o apoio que têm dado ao grupo.

O presidente da Câmara Municipal de Loulé saudou “estes amigos que vieram de Águeda. Devo dizer que sou um grande amante dos coros porque me habituei, na minha juventude, a ouvir os coros do Fernando Lopes Graça. Ainda hoje, quando os oiço, há um tremor dentro de mim que é uma coisa impossível de explicar”. Vítor Aleixo confessou que “eu seria um presidente feliz, assim como o Telmo Pinto, se nós conseguíssemos ser capazes de ter, em Quarteira, um coro com esta qualidade e com este número de elementos. Nós temos em Quarteira muita gente talentosa e que gosta de cantar. Se o coro de Quarteira tiver pessoas a ajudar como o Prof. João de Almeida e o Prof. Carlos Sousa, com apoios deste peso e com o apoio da câmara e da junta, podem ter a certeza absoluta que podemos fazer coisas muito mais bonitas. Este coro é um estímulo para nós e vamos aceitar este desafio”.

Lilina Santos, vice-presidente da delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa, deixou um desejo: “Espero que este intercâmbio seja o início de muitos outros no futuro”.

Grupo Coral de Quarteira

O Grupo Coral de Quarteira surgiu em 2010, numa iniciativa de um grupo de entusiastas do Banco de Tempo de Quarteira. Ao longo destes quatro anos de existência, tem realizado concertos em Quarteira, Loulé, Albufeira, Tavira, Vila Real de Santo António, Évora e Águeda. O seu repertório é abrangente, entre o sacro, o popular e os espirituais afro-americanos. Tem ainda desenvolvido concertos temáticos.

A Direção Artística está a cargo do Professor Carlos Filipe Ferro de Sousa, professor de Educação Musical na EB2/3 D. Dinis.

O Grupo Coral conta ainda com o apoio do Professor João António de Almeida ao piano e na apresentação dos concertos onde o Grupo Coral de Quarteira é anfitrião.

O grupo coral gostaria de poder contar com mais elementos, sobretudo masculinos, pelo que os interessados poderão comparecer nos ensaios, os quais ocorrem todas as sextas feiras, das 18h às 19h30, na EB2/3 D. Dinis, em Quarteira.

Coro da Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa

Com apresentação oficial em Outubro de 2006, o Coro da Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa surgiu pela necessidade de preencher um espaço de Cultura diferente e inovador dentro da instituição. Possui um vasto e rico repertório, constituído por obras sacras e profanas, desde a época Renascentista à Contemporânea, de compositores nacionais e estrangeiros.

O Coro é constituído atualmente por 45 Coralistas, incluindo Jeniffer Soares na Flauta Transversal e Cláudio Vaz ao piano. É dirigido pelo maestro Sérgio Brito, coadjuvado pelo maestro António Luís de Brito.

Conta no seu historial com concertos em todo o território nacional e também no estrangeiro.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.