Quarteira

Autarquia de Loulé cede terreno para futura sede da Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer

Foi celebrado um protocolo entre a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer para cedência de um lote de terreno com moradia e logradouro, tendo em vista a instalação de uma nova sede desta instituição de solidariedade social.

O terreno localiza-se no Semino, freguesia de Quarteira, tem uma área total de 1670 m2, sendo que a habitação térrea é composta por 5 divisões.

As futuras instalações pretendem ser uma mais-valia para os projetos que a instituição tem em curso, nomeadamente ao nível do atendimento dos utentes e familiares.

Fundada a 30 de dezembro de 1998, com sede em Quarteira, a Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer foi criada para prestar apoio aos familiares e doentes portadores destas duas doenças, combatendo o isolamento destas pessoas que passam por programas de convívio de apoio psicossocial.

Simultaneamente, esta associação tem desenvolvido um trabalho meritório em termos de sensibilização do público para as características da doença, proporcionando aos doentes e seus familiares informações e conselhos sobre as formas mais corretas de enfrentar a doença.

É ainda um dos objetivos contribuir para o despiste e atualização constante dos progressos na investigação e tratamento da doença.

Assim, no âmbito da concretização dos seus projetos, desenvolve um trabalho psicoterapêutico, tarefas ocupacionais e de reabilitação aos utentes que, de segunda a sexta-feira, frequentam a unidade de dia a funcionar na sua sede. Para tal, conta com pessoal técnico especializado, nomeadamente uma psicóloga clínica, com estágio profissional nas áreas de Parkinson e Alzheimer que acompanha os nossos utentes nas atividades de Reabilitação Cognitiva, que presta apoio ao domicílio e acompanhamento psicológico a utentes e familiares e uma técnica de fisioterapia que realiza atividades de reabilitação.

Por: Município de Loulé

Fotos: CML – Mira

Categories: Quarteira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.