Albufeira

Jantar de degustação ALGARVE BEER FEST na Praia dos Pescadores (23 fotos)

O Restaurante O Farol, na Praia dos Pescadores, em Albufeira, foi palco de um jantar de degustação de cervejas ALGARVE BEER FEST com a imprensa. 40 marcas de cerveja artesanal podem ser provadas na Praia dos Pescadores – Albufeira entre 26 a 29 de junho de 2014.

A apresentação foi feita por André Fernandes, gerente e co-fundador da Mean Sardine Brewery e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa e do seu chefe de gabinete, Paulo Dias.

Chimay – Uma das cervejas para apreciar no Algarve Beer Fest.
Cerveja belga fabricada com 100% de produtos naturais e produzida desde 1862 no mosteiro de Notre-Dame de Scourmont Abbey é uma das 6 cervejas belgas que pode ostentar o selo de garantia “Authentic Trappist Produtct”. Isso significa que é produzida sobre a responsabilidade dos monges dos mosteiros da Ordem Cisterciense da Estrita Observação, onde a qualidade é sagrada. Todos os anos realizam 3000 análises a todas as etapas da produção da cerveja para assegurar a sua qualidade.

Hel & Verdoemenis – A cerveja holandesa De Molen Hel & Verdoemenis, em português, ‘Inferno e Maldição’, é uma cerveja importada da Holanda, de coloração escura, negra, e creme bege. Esta é uma das mais famosas cervejas da De Molen. Apresenta notas intensas provenientes do malte, como café e chocolate. O lúpulo também está presente, tanto no aroma quanto no sabor.

Zagaia – A cerveja artesanal da Ericeira fabricada pela Zagaia da Mean Sardine também estará disponível no ALGARVE BEER FEST. Um excelente sítio para petiscar, beber uma cerveja artesanal e apreciar o belo mar do Algarve.

No copo anuncia-se numa cor de caramelo escuro, turva, com algum depósito no fundo. É normal nas cervejas não filtradas e não arranha a garganta. A espuma é densa e teima orgulhosamente em manter-se, o que é sempre motivo de satisfação. O aroma é suave e ligeiramente frutado e agradável. No rótulo diz-se que são usados quatro tipos de malte. Logo, no sabor não espanta o seu destaque com um toque de caramelo bem rematado pelo amargor não demasiado intenso do lúpulo. Encorpada q.b. e com um final seco a pedir mais uns goles.

Sobre a Mean Sardine Brewery

A Mean Sardine Brewery foi criada por Rolim Carmo.

É fabricada no concelho de Mafra e é inspirada nessa bela terra à beira mar, a Ericeira.

Na Mean Sardine Brewery fazem-se cervejas artesanais 100% malte, não filtradas, sem corantes nem conservantes e o gás é produzido naturalmente em garrafa.

Tem como objetivo ser uma micro-cervejaria local, do concelho de Mafra, e associar as suas cervejas ao concelho. A sua imagem e os nomes das cervejas estão ligados ao mar, influenciados pela Ericeira.

Neste momento, a Mean Sardine Brewery tem 2 tipos de Cerveja Artesanal: Zagaia (Belgian Dubbel), disponível todo ano, e a Tarrafa (Weissbier), a edição de Verão. O fabricante anuncia “mais edições em breve”.

Zagaia” (Belgian Dubbel), alc. 6% vol. Densidade: 1.062. Cor: 33 EBC – Cobre. Amargor: 25 IBU;

Tarrafa” (Weissbier), alc. 4.5% vol. Densidade: 1.052, Cor: 8 EBC – Amarelo. Amargor: 12 IBU;

A ”Zagaia” é uma amostra (objeto de borracha ou plástico provido de um anzol que imita a forma e o movimento de um determinado peixe) utilizada para pesca de barco em profundidade.

Esta Zagaia é uma cerveja artesanal constituída por 4 tipos de maltes de cevada, 2 tipos de lúpulos adicionados em 3 estágios, açúcar candy, levedura e água. Na prova, sente-se um aroma a malte, caramelo, frutas e algumas especiarias; apresenta um sabor suave a malte, caramelo e especiarias. O corpo é médio e ao mesmo tempo seco no palato devido ao uso de açúcares especiais candy. Acompanha bem grelhados, carnes estufadas e assadas, queijos curados, tiramisu, bolo de chocolate e outras sobremesas de média intensidade. Deve ser servida a uma temperatura entre 8 a 12ºC, num copo tipo tulipa.

A ”Tarrafa” é uma rede artesanal de pesca circular com pequenos pesos distribuídos em torno de toda a circunferência da malha. É arremessada geralmente com as mãos, de tal maneira que a mesma se abra o máximo possível antes de cair na água.

Esta Tarrafa é uma cerveja artesanal constituída por malte de trigo, dois tipos de maltes de cevada, um tipo de lúpulo adicionado em 3 estágios, levedura e água. Na prova, sente-se um aroma a cereal (trigo), fruta (banana) e cravinho; apresenta um sabor a malte de trigo, alguma especiaria no final e um baixo nível de amargor. Apresenta-se turva, com corpo leve, fresco e um bom nível de carbonatação. Acompanha bem pratos leves de verão: saladas, peixes “leves”, tostas… Deve ser servida fresca (5-7ºC), num copo alto (para deixar criar uma boa espuma). Pode ser servida com uma rodela de limão ou laranja.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve com Mean Sardine Brewery

Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve e Gabriel Clemente

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.