Lagos

Escolas de Lagos recolhem Óleos Alimentares Usados

Nas questões ligadas ao ambiente tem sido prática da Câmara Municipal de Lagos envolver a comunidade escolar nos projetos desenvolvidos nesta área. Isso mesmo aconteceu com o projeto dos OAU – Óleos Alimentares Usados, cuja iniciativa foi estendida às escolas do concelho. No final, foi recolhida meia tonelada de óleo.

OAU - Projeto Escolar

OAU – Projeto Escolar

Este projeto escolar consistiu na sensibilização dos alunos e encarregados de educação, para a recolha dos Óleos Alimentares Usados, a depositar num recipiente próprio – OLEÃO – distribuído por todas as escolas aderentes. Antes do projeto arrancar foi realizada, junto das turmas inscritas, uma ação teórica de sensibilização e uma oficina de transformação do óleo em sabão levada a cabo por uma técnica da Câmara, com formação na área do Ambiente, para que os mais pequenos entendessem melhor o que pode resultar de um gesto tão simples como recolher o óleo que é usado nas cozinhas de todas as casas.

No final, as turmas foram classificadas de acordo com os litros de óleo alimentar que conseguiram recolheram, sendo que às 3 turmas que recolheram uma maior quantidade de OAU, foram atribuídos prémios (um funil por cada aluno, um jogo sobre a temática ambiental para a turma e uma visita às instalações da empresa Reciclimpa, de forma a melhor compreenderem o que acontece ao OAU depois de recolhido nos oleões do Município).

No corrente ano letivo, este projeto envolveu cerca de 300 alunos, de 14 turmas, de 4 escolas do pré-escolar e 1.º ciclo: Escola EB1 n.º 1 de Lagos, Escola EB1/ JI de Santa Maria, Escola EB1 de Bensafrim e Escola EB1/JI de Espiche.

As turmas vencedoras foram a G27 (sala 5) da Escola EB1/JI de Espiche (com 141,50 litros de OAU recolhido) e as T15 (3.º ano) e G26 (sala 2) da Escola EB1/JI de Santa Maria

(84.00 litros e 64.00 litros respetivamente)

No final do projeto foi recolhido um total de 575.31 litros de OAU nas escolas aderentes.

Recorde-se que, a nível do concelho, e no que diz respeito aos OAU, no ano de 2013 foram recolhidos dos então 12 oleões distribuídos pelo Município de Lagos cerca de 4,01 toneladas, o que corresponde a um ligeiro aumento nas quantidades recolhidas face ao ano anterior (na ordem dos 14,5%), verificando-se uma forte adesão da população a esta iniciativa.

No passado dia 06 de junho, e ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, foram instalados mais 2 oleões, em Almadena e Espiche, aumentando para 14, os equipamentos distribuídos pelo Município. Refira-se que estes oleões foram gratuitamente cedidos pela empresa Reciclimpa no âmbito do Protocolo de Parceria existente com a autarquia.

Por: Câmara Municipal de Lagos

Categories: Lagos

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.