Albufeira

Autarquia de Albufeira assina contratos-programa com 12 clubes num total próximo dos 100 mil Euros

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, assinou Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo com 12 clubes do concelho. O total da comparticipação aproxima-se dos 100 mil euros, quase o dobro do valor disponibilizado no ano passado. “Um esforço que pretende valorizar o imenso trabalho de apoio à juventude levado a cabo por estas associações”, refere o presidente. Pelo meio, alguns apelos a um maior envolvimento das instituições locais e à revisão dos quadros competitivos que permita proteger os clubes.

A manhã do dia 16 de junho foi dedicada ao encontro e debate com os clubes do concelho, que resultou na assinatura dos 12 Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo aprovados pela autarquia. Foi assim no início desta semana, com Carlos Silva e Sousa a aproveitar para fazer o balanço da época terminada e projetar a próxima. Para o autarca “este apoio representa um esforço por parte da autarquia, em que pretendemos valorizar o imenso trabalho em prol da juventude levado a cabo por estas instituições, dentro de uma lógica que respeite em absoluto o nosso enquadramento financeiro”. Carlos Silva e Sousa recorda que “estamos na primeira linha no apoio ao associativismo e esperamos continuar num crescendo sustentado, mas é necessário um grande empenho de todos para podermos viabilizar projetos desportivos de grande valia para o concelho; nós continuaremos neste caminho de forma séria, falando olhos nos olhos com os clubes, e é fundamental que toda a comunidade se envolva, empresários, associados, famílias dos atletas”. O autarca refere que “estes 12 clubes agregam quase 2 mil atletas só na área da formação, além de dezenas de técnicos e dirigentes, o que por si só mostra bem a sua importância no contexto do desenvolvimento juvenil”.

Nesta primeira fase, os contemplados foram a Academia Desportiva e Cultural Praia da Falésia, Bellavista Desportivo Clube, Clube de Artes Marciais de Albufeira, Judo Clube de Albufeira, Clube Basquete Albufeira, Imortal Basket Club, Clube Desportivo Areias de S. João, Clube Desportivo e Cultural de Albufeira, Futebol Clube de Ferreiras, Guia Futebol Clube, Padernense Clube e Associação LUEL- Arte em Movimento. O presidente esclarece que “alguns clubes não foram contemplados nesta fase, por não terem toda a documentação necessária para podermos viabilizar os Contratos-Programa”.

No total, a Autarquia concedeu perto de 100 mil euros, duplicando assim a verba disponibilizada no ano passado. Carlos Silva e Sousa recorda ainda que “para além do aspeto financeiro, prestamos apoio logístico, promocional, disponibilização de transporte e de combustível, o que representa também um grande esforço da nossa parte.” O autarca chama ainda a atenção para a necessidade de revisão de muitos dos quadros competitivos atualmente em vigor, que “protejam os clubes em nome da defesa da prática desportiva”.

Por: Município de Albufeira

Categories: Albufeira, Desporto

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.