Monchique

Escola de Marmelete não vai fechar!

A Escola de Marmelete, que assegura as valências de JI e EB naquela Freguesia, não encerrará, contrariando o que tem vindo a ser referido na Comunicação Social, especialmente por parte dos sindicatos.

Marmelete - imagem de satélite Google Earth

Marmelete – imagem de satélite Google Earth

Por informação do Ministério da Educação, através dos seus representantes Regionais, foi comunicado à Câmara Municipal de Monchique que a EB 1 JI de Marmelete não será encerrada.

Em Abril, a Câmara Municipal de Monchique, através do seu Presidente, Rui André, efetuou uma reflexão por escrito aos serviços do Ministério da Educação referindo uma série de situações que deveriam ser ponderadas antes do Ministério tomar qualquer decisão sobre a Escola de Marmelete cujo parte do teor agora se transcreve:

«…Este estabelecimento de ensino dada a área geográfica desta freguesia (147,67 km²) e a existência de muita edificação dispersa em espaço rural acolhe alunos cujas residências distam da sede da freguesia dezenas de quilómetros.
Sendo a residência de algumas destas crianças muito distante de Marmelete e Monchique. De acordo com o pedido de transporte efetuado pelo Agrupamento de Escolas de Monchique, para este estabelecimento escolar são transportadas 8 crianças.

Para melhor ser equacionada a distância que estes alunos teriam de percorrer em caso de encerramento deste estabelecimento escolar calculou-se a distância atualmente realizada e comparou-se com a distância à sede de Concelho, dista 17 quilómetros de Marmelete.

Local de Embarque Distância do local de embarque a Marmelete Distância do local de embarque a Monchique
Sítio de Palheiros – 2 13,5 km 30.5 km
Covão – 1 12,7 km 29,7 km
Romeiras – 1 9,1 km 26,1 km
Três Figos – 1 13,0 km 30,0 km
Águas Belas – 2 2,2 km 19,2 km

Acresce a este fato, a distância, as características dos acessos rodoviários, uma vez que muitos destes transportes são realizados em grande parte através de caminhos florestais/rurais de terra batida e recorrendo a veículos todo o terreno.

Nesta freguesia a autarquia inicia o transporte de algumas destas crianças pelas 07:00 horas da manhã, o que implica um esforço adicional por parte destes alunos, que saem de casa muito cedo regressando muito tarde, alguns pelas 19.00 horas, uma vez que os transportes de regresso se iniciam a partir das 17.30 m, após a conclusão das AEC’s.

De modo a dotar este estabelecimento de melhores condições de acolhimento para estes alunos a autarquia encontra-se a lançar um concurso público de requalificação desta escola, projeto alvo de parecer positivo da antiga Direção Regional de Educação do Algarve, e que é financiado no âmbito do Programa PRODER, Subprograma “Dinamização das zonas Rurais”, Medida “Centros Educativos Rurais”.»

Estes argumentos e outros, foram observados e tidos em conta pelos responsáveis decisores, culminando com o não encerramento da EB JI de Marmelete.

Por: Município de Monchique

Categories: Monchique

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.