Portimão

Saneamento de arribas na Praia da Rocha conta com a ação do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR

A partir das 10h00 desta quinta-feira, 19 de junho, têm início os trabalhos de derrocada controlada em três áreas de arribas da Praia da Rocha, numa operação que implicará a criação de um cordão de segurança em cada uma das zonas a intervir.

Praia da Rocha - Arquivo CMP

Praia da Rocha – Arquivo CMP

As arribas que serão intervencionadas situam-se a nascente do Forte de St.ª Catarina, sobre o armazém do Clube Naval de Portimão, a sul do mesmo Forte, nomeadamente nas traseiras do espaço MEO Spot, assim como na arriba em frente ao edifício Varandas da Rocha.

Trata-se de uma operação preventiva promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente e Administração da Região Hidrográfica do Algarve, em colaboração com a Câmara Municipal de Portimão, Capitania do Porto de Portimão e GNR, que para o efeito recorrerá a elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro, especialistas na busca e resgate em estruturas colapsadas.

Esta operação de saneamento deverá ser executada manualmente pelo Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR, envolvendo por isso riscos acrescidos, designadamente para os técnicos que desenvolvem a operação, sendo ainda necessário estabelecer um cordão de segurança por forma a evitar que as pessoas se aproximem do local e possam de alguma forma sair molestadas.

As intervenções serão efetuadas do topo das arribas para a base, sendo provocada a derrocada das partes instáveis assinaladas, devendo posteriormente ser retiradas todas as porções que, pela sua dimensão e queda, possam colocar em risco as pessoas que transitem na base destas zonas.

Por: Município de Portimão

Categories: Portimão

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.