Monchique

Visita a Monchique | Reitor da UAlg no topo do Algarve

No dia 13 de junho, o reitor da UAlg esteve em Monchique, “o topo do Algarve”, onde Rui André, presidente do município, enalteceu a postura de António Branco que, em tempos de crise, tem vindo a alterar padrões definidos e a mudar comportamentos, chamando a atenção para temas esquecidos nestes últimos anos.

O autarca alertou ainda para o facto de “a região precisar tanto da Universidade, como a Universidade da região”.

Por sua vez, António Branco faz um balanço muito positivo desta visita, elogiando, mais uma vez, o esforço dos municípios que não se deixam vencer perante as dificuldades. “Têm uma enorme capacidade de combater e de lutar e é esta atitude que também precisamos na Universidade”, frisou.

A visita iniciou-se, às 10h00, no salão nobre da Câmara Municipal, onde o reitor assistiu à apresentação de vários projetos, entre os quais o da Associação de Produtores de Medronho, que enalteceu o trabalho desenvolvido, há vários anos, com a UAlg, através do Instituto Superior de Engenharia, principalmente no controlo de parâmetros e na otimização da produção da aguardente de medronho, através do conhecimento dos seus aromas. Esta colaboração teve como finalidade melhorar a qualidade e a divulgação deste produto regional, e esteve na base da criação da atual legislação específica (Decreto-Lei nº 238/2000 de 26 de Setembro).

Da parte da tarde a comitiva rumou ao ponto mais alto do Algarve, a Fóia, onde ficou a conhecer os principais recursos hídricos que servem o concelho. Depois foram à Unidade Produtiva Florestal, seguindo-se a Pedreira da Nave, propriedade do grupo espanhol DFG.

Este périplo pelo concelho terminou nas Termas de Monchique, longe da confusão, em pleno parque natural da serra, onde a água termal tem uma qualidade e benefícios inigualáveis.

Recorde-se que António Branco elegeu como uma das finalidades estratégicas do seu mandato (2014-2017) estreitar ainda mais a relação da Universidade com a região, para que se possa estabelecer uma colaboração de grande proximidade e construir um espaço privilegiado de reflexão e de ação conjunta. Centrando-se no lema “UAlgarve é o nosso Campus”, o reitor já visitou Loulé, Lagoa, Castro Marim, São Brás de Alportel, Lagos, Alcoutim, Albufeira, Vila do Bispo, Aljezur, Portimão, Olhão e Monchique, estando marcado para dia 27 de junho o concelho de Tavira.

Por: UAlg

Categories: Monchique

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.