No âmbito do projecto Noites EnContadas – serões mensais de narração oral – o Teatro Experimental de Lagos apresenta:
“O Bicho da Malha”, um projecto de Rita Rodrigues que nos dá a conhecer a simpática senhora Rosalina que, sendo forçada a viver no campo em vez de na sua já habitual cidade, encontra sempre uma história para contar – estas histórias não vêm dos livros, mas sim das vidas das pessoas com quem se cruza e das experiências que vai absorvendo. Com todo o tempo livre que o campo lhe proporciona decide aprender a fazer malha, ou melhor, tricô.
Os bichos-da-seda fazem seda, os da conta fazem contas, os do restolho dão comichão, porque é que não há-de haver um bicho da malha que se dedique a esse assunto?
“O Bicho da Malha” é um espectáculo com uma só actriz e autora – Rita Rodrigues. O texto é resultado de conversas e vidas contadas por gentes do Sul.
Uma sessão de contos a não perder. Sábado, dia 28 de Junho às 21h30, no Espaço Cultural do TEL.
Relembramos que o projecto Noites EnContadas possui uma programação mensal, com contadores de histórias diferentes e workshops associados à arte de contar histórias.
Rita Rodrigues:
Nasceu em Lisboa em 1977. Pós-graduada em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras de Lisboa (2006), especializa-se em Teatro do Gesto na escola Estudis de Teatre, Barcelona (1999-2001). Fez vários workshops. Entre 1998 e 2007 trabalhou como actriz em “Pecado”, “Mur” e “Salvesave”, encenados por Luís Castro; “Alba”, por João Ricardo;, “Poepurris”, de Jordi Soriano, em Barcelona; “Casio Tone” e “Subtone”, por Sílvia Real; “Flor de um dia”, por Martin Joab pela Companhia argentina Escena Subterranea; “Da Vinci”, “Problema, Qual Problema?”, “Falha de Cálculo”, “Hipotenozes” e “Desarrumar”, por Carlos António; “12 Mulheres e uma Cadela”, por São José Lapa; “1755-O Grande Terramoto” e “6xM”, por Jorge Fraga. Em 2007 interpreta e co-escreve Aniñando”, encenado por Sofia Cabrita, estreado no Teatro da Trindade e cria o espectáculo “Missão Lupa” (um espectáculo de incentivo à leitura que viajou pelas aldeias do concelho de Almodôvar).
Em 2009 participa no espectáculo “Felicidades”, encenado por Martín Joab e encena para a Associação Gato Que Ladra o espectáculo “Quando a Stella era muito pequenina”. Em 2010 interpreta “La boda”, com encenação de Martin Joab, e é intérprete e autora em “Bi e Dão”, através da CASEAR.
TEL:
O TEL – Teatro Experimental de Lagos – é uma associação cultural sem fins lucrativos dedicada à criação e difusão das artes performativas, numa perspectiva de fruição direta com a comunidade, na descentralização das artes, sobretudo no Sudoeste Algarvio. Criada em 1972, formalizada como associação cultural desde 1987, é uma das associações culturais mais antigas do Algarve.
O TEL é recentemente um espaço físico consolidado, pretende desenhar programação dirigida à comunidade, na criação e no acolhimento de espectáculos, formações, workshops e residências artísticas, bem como funcionar como um laboratório artístico permanente.
A nível da formação, desenvolve Cursos Anuais, com actividades de Teatro e Dança para crianças, jovens e adultos, e promove oficinas e workshops técnicos de diversas áreas artísticas.
Para mais informações acerca do projecto Noites EnContadas, acompanhe-nos em:
Por: Associação Teatro Experimental de Lagos




