Loulé

Bandeira Azul hasteada hoje em todas as praias do concelho de Loulé

Foi hasteada esta sexta-feira, 27 de junho, a Bandeira Azul nas praias do Concelho de Loulé, numa cerimónia simbólica que teve início na Praia da Quinta do Lago, pelas 9h15. Foram ainda hasteadas 9 Bandeiras Qualidade Ouro da Quercus e 6 Bandeiras Praia Acessível. O PlanetAlgarve acompanhou as iniciativas em Quarteira, onde a cerimónia do hastear dos galardões teve lugar há pouco na Praia do Zé, junto ao Centro Azul – Calçadão Nascente e na Minha Praia, junto à Praça do Mar, juntando-se aos galardões Qualidade Ouro da Quercus.

Na época balnear de 2014, o Concelho de Loulé volta a ter a totalidade das suas praias com a Bandeira Azul. São dez as zonas balneares distinguidas com o galardão máximo da qualidade ambiental atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Assim, Vilamoura, Quarteira, Forte Novo, Almargem, Loulé Velho, Vale do Lobo, Garrão Poente, Garrão Nascente, Ancão e Quinta do Lago voltam a ter a Bandeira Azul hasteada durante o período de verão.

Também a Marina de Vilamoura, ex-líbris do turismo algarvio, volta a ser distinguida com este prestigiado galardão como reconhecimento das suas estruturas.

Por outro lado, ao longo do verão, estão previstas diversas atividades de educação ambiental nestas praias tais como ações de vigilância e limpeza, workshops e exposições, percursos pedestres ou visitas guiadas.

O Centro Azul de Quarteira é mais uma vez o ponto de referência para todos os banhistas e cidadãos que necessitem de informações ou queiram participar em inúmeros jogos de praia e diferentes ateliês ambientais.

Ao longo dos anos, as praias do Concelho têm consolidado a sua qualidade ambiental e apresentam excelentes condições para a prática balnear. Com uma faixa costeira de 14 quilómetros, Loulé oferece extensas praias de areia fina e dourada, longas horas de sol, clima ameno e algumas das melhores estruturas turísticas do Algarve e do País, fatores que contribuem decisivamente para que este seja um destino turístico de excelência.

De referir que, nos últimos anos, o Município, em conjunto com outros parceiros e decisores, tem vindo a implementar uma estratégia com vista ao reconhecimento do litoral do Concelho como zona de excelência para a prática balnear, que assenta em padrões de harmonia e equilíbrio entre as diferentes praias e numa oferta qualificada que se complementa e que se assume como referência para o turismo nacional e estrangeiro.

Assim, e neste contexto, esta distinção é o coroar de um esforço assinalável que a Autarquia desenvolve ciclicamente na preparação e planeamento da época balnear, designadamente ao nível da boa qualidade das águas balneares e uma rigorosa gestão e segurança das praias e áreas envolventes.

A acessibilidade é também uma das grandes apostas do Município, que procura ver incluídas e dignificadas as mais diferentes situações humanas. Neste sentido, as praias do concelho têm vindo crescentemente a apresentar condições privilegiadas de acessibilidade e mobilidade para todos, inclusive a possibilidade de banhos assistidos.

O Litoral do Concelho de Loulé prima pelo requinte e sofisticação dos seus alojamentos turísticos e pela harmonia e singularidade das vastas áreas naturais, a opção certa para quem aprecia o conforto e a alegria de conviver com um povo que sabe receber com alma e emoção, oferecendo ainda o melhor da gastronomia.

A época balnear oficial no Concelho decorre entre 1 de junho e 30 de setembro.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve com CML

Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Loulé, Quarteira, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.