Quarteira

Santos Populares de Quarteira | Marcha da Rua Gago Coutinho no Desfile de S. Pedro (19 fotos)

A cidade de Quarteira recebeu nos dias 12 e 28 de junho mais uma edição do desfile das Marchas Populares, integrada nas festividades dos Santos Populares, um dos mais belos e deslumbrantes espetáculos da região do Algarve. O desfile de S. João, no dia 23, haveria de ser cancelado pela organização por causa da chuva, uma vez que grande parte dos adereços, sobretudo ao nível dos arcos, são feitos de papel, ‘inimigo’ da água.

Ontem à noite (28 de junho) foi a vez do desfile de S. Pedro. Centenas de figurantes voltaram a desfilar ao longo do Calçadão Nascente, trajados a rigor, com coreografias únicas inspiradas em temas como o mar, a atividade piscatória, as tradições dos Santos Populares – St.º António, S. João e S. Pedro – e os símbolos associados a esta festividade – os arcos, os manjericos, as fogueiras, os balões, a alcachofra ou o alho-porro.

São oito as marchas que participam anualmente nos desfiles marcados pela cor e sumptuosidade dos trajes e animação dos marchantes.

Outra marcha emblemática é a Rua Gago Coutinho que trouxe este ano um desfile “Quarteira Rainha do Atlântico”, numa alusão à ligação da comunidade quarteirense ao mar. “Quarteira, cidade em tempos descoberta, feita pérola de um oceano que a banha e lhe dá cor, de manto azul de mar e tapete dourado que lhe confere características inigualáveis no nosso país”.

Composta por 57 elementos

Organização: Felisbela Rilhó e Bernardette Matos

Porta-bandeira: Raquel Silva

Padrinhos: Stefan Gomes e Stephannie Carneiro

Figurinistas: Felisbela Rilhó, Bernardette Matos, Fernanda Sequeira e Alexandre Afonso

Criação e confeção dos trajes: Alexandre Afonso e Daniel Marques

Letra e Música: Adaptação de Alexandre Afonso

Arranjos, orquestração e Produção Musical: Tony de Sá

Intérpretes: Alexandre Afonso e Andreia Carvalho

Coreógrafo e ensaiador: Cláudio Alegre

Construção dos arcos: Câmara Municipal de Loulé

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.