A cidade de Quarteira recebeu nos dias 12 e 28 de junho mais uma edição do desfile das Marchas Populares, integrada nas festividades dos Santos Populares, um dos mais belos e deslumbrantes espetáculos da região do Algarve. O desfile de S. João, no dia 23, haveria de ser cancelado pela organização por causa da chuva, uma vez que grande parte dos adereços, sobretudo ao nível dos arcos, são feitos de papel, ‘inimigo’ da água.
Ontem à noite (28 de junho) foi a vez do desfile de S. Pedro. Centenas de figurantes voltaram a desfilar ao longo do Calçadão Nascente, trajados a rigor, com coreografias únicas inspiradas em temas como o mar, a atividade piscatória, as tradições dos Santos Populares – St.º António, S. João e S. Pedro – e os símbolos associados a esta festividade – os arcos, os manjericos, as fogueiras, os balões, a alcachofra ou o alho-porro.
São oito as marchas que participam anualmente nos desfiles marcados pela cor e sumptuosidade dos trajes e animação dos marchantes.
A Marcha de Vilamoura trouxe como tema nesta edição de 2014 dos Santos Populares, a “Feira Popular de Quarteira”, uma homenagem a algo que se perdeu na cidade mas que está presente na memória da comunidade.
Organização: Fátima Pedro e Ana Pedro
Padrinhos: Fátima Pedro e Francisco Ricardo
Porta-bandeira: Ana Pedro e Renato Coimbra
Intérprete: Francisco Ricardo
Letra: Sílvia Tomáz
Arranjos musicais: Nuno Balbino
Desenho dos trajes: Ana Pedro
Confeção dos trajes: Atelier Celeste e Gracinha
Arcos: Palhó Madeira
Coreografia: Ana Pedro e Fátima Pedro
Construção dos arcos: Câmara Municipal de Loulé
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira








