A cidade de Quarteira recebeu nos dias 12 e 28 de junho mais uma edição do desfile das Marchas Populares, integrada nas festividades dos Santos Populares, um dos mais belos e deslumbrantes espetáculos da região do Algarve. O desfile de S. João, no dia 23, haveria de ser cancelado pela organização por causa da chuva, uma vez que grande parte dos adereços, sobretudo ao nível dos arcos, são feitos de papel, ‘inimigo’ da água.
Ontem à noite (28 de junho) foi a vez do desfile de S. Pedro. Centenas de figurantes voltaram a desfilar ao longo do Calçadão Nascente, trajados a rigor, com coreografias únicas inspiradas em temas como o mar, a atividade piscatória, as tradições dos Santos Populares – St.º António, S. João e S. Pedro – e os símbolos associados a esta festividade – os arcos, os manjericos, as fogueiras, os balões, a alcachofra ou o alho-porro.
São oito as marchas que participam anualmente nos desfiles marcados pela cor e sumptuosidade dos trajes e animação dos marchantes.
A Marcha Poeta Pardal participou pela terceira vez no Calçadão de Quarteira, com cerca de 55 marchantes com idades compreendidas entre 10 e 50 anos. A Marcha apresentou nesta edição 2014 o tema “Gaivotas, o Poeta Pescador”, em homenagem a uma ave enigmática, sempre presente na costa marítima portuguesa, que acompanha os grandes navegadores nas suas descobertas, presentes no imaginário dos poetas e na voz dos fadistas. Mas esta é também uma homenagem ao poeta pescador quarteirense, Manuel de Brito Pardal.
Responsáveis da marcha: Delfina Santana e Gabriela Santana
Ideia original: Deldina Santana
Porta-bandeira: Gabriela Santana
Intérpretes: Sara Gonçalves e César Matoso
Letra: Eduardo Ramos de Morais
Arranjos musicais: Nuno Balbino
Figurinista: Delfina Santana
Confeção dos trajes: Delfina Santana e Alierta Morgado
Arcos: Delfina Santana
Coreografia e ensaios: Gabriela Santana
Pintura e artes plásticas: Delfina Santana
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
- Sara Gonçalves e César Matoso
- A vereadora da Câmara Municipal de Loulé, Ana Machado, entrega o prémio de participação a Delfina Santana, da Marcha de Vilamoura
- Sara Gonçalves e César Matoso
Categories: Quarteira