AGENDA

Julho promete muita animação em Lagos

Julho é, por excelência, um mês de grande animação em Lagos. Desde a música, à revista à portuguesa, aos passeios históricos, passando por relevantes iniciativas de cariz desportivo até à tradicional e muito gulosa Feira Arte Doce, muitas são as possibilidades de diversão.

Aproveite o verão em Lagos e faça um programa diferente. Uma vez por semana, de manhã e à noite, a Câmara Municipal de Lagos organiza visitas guiadas, pedestres ou em comboio turístico, por alguns monumentos e arte pública da cidade. Os PASSEIOS HISTÓRICOS “À Descoberta do Património – A Arte Pública e o Património Cultural” acontecem todas as Quintas-Feiras (à exceção de dia 03) em julho e agosto (às 9h30 e às 21h30). As visitas são gratuitas, ainda que seja necessária inscrição prévia no Posto de Turismo (Praça Gil Eanes).

O mais guloso evento do mês está previsto para o último fim de semana de julho (dias 25 a 27 | 18h às 24h), no Complexo Desportivo de Lagos. Mais uma vez a cidade volta a ficar mais doce, com a realização da tradicional FEIRA ARTE DOCE, que tem vindo a promover a preservação de uma das tradições mais genuínas na região – a doçaria confecionada sobretudo à base de amêndoa e figo. Para além da doçaria algarvia, o evento conta com a presença de vários trabalhos de artesãos, bem como de vendedores de frutos secos, mel, licores e outras iguarias. Visite a Feira e fique a conhecer o que de mais doce se faz no Algarve e em Lagos!

Para o CENTRO CULTURAL de LAGOS estão previstos vários espetáculos, em diversas áreas como a música, dança e revista. Para as noites de Terça-Feira está prevista muita animação no Pátio, com entrada gratuita. A conceituada Academia de Música de Lagos tem também previsto vários concertos para o auditório do CCL (a não perder!) para os dias 05, 11, 18, 19, 25 e 26 (informação detalhada em http://www.academiamusicalagos.pt/).

No dia 12 sobe ao palco o espetáculo de revista à portuguesa “É Revista, Com Certeza!” que conta com a presença de vários atores e cantores sobejamente conhecidos do público português. Os dias 16, 17 (20h30) e 19 (15h00) serão dedicados à dança.

O espetáculo que assinala o fim do ano estará a cargo das alunas do Estúdio de Ballet “Gwen Morris”.

Na área do DESPORTO também estão previstas várias iniciativas, destacando-se três delas: a Ginástica na Praia, do projeto “Saúde em Movimento”, em que todos os interessados são convidados a fazer uma aula de ginástica, na Praia da Batata (dias 09, 16, 23 e 30 | 09h30); a 25.ª edição da Regata dos Portos dos Descobrimentos, que decorre entre os dias 11 e 13, e visa recordar o contributo das duas cidades (Lagos e Palos de La Frontera) para a epopeia dos Descobrimentos Marítimos. A partida para Palos está prevista para dia 12, a partir das 13h00, na Marina de Lagos. Finalmente, no dia 20, e a representar o culminar de uma época desportiva decorre, a partir das 10h00, a 25.ª edição da tradicional Corrida Baía de Lagos, que leva a atividade desportiva ao areal da maior praia de Lagos (Meia Praia).

Para julho também o CENTRO CIÊNCIA VIVA de LAGOS tem para oferecer diversas atividades para que os mais novos possam ocupar o seu tempo de férias. Saiba como se inscrever numas FÉRIAS com CIÊNCIA em http://lagos.cienciaviva.pt/.

Na BIBLIOTECA MUNICIPAL decorre o habitual ciclo de cinema, este mês dedicado ao “Brasil, Terra Prometida”. Assim, com entrada gratuita, todas as quartas-feiras do mês (dias 02, 09, 16, 23 e 30) pelas 21h00, os mais cinéfilos podem assistir aos filmes: “Deus é brasileiro”, “O Auto da Compadecida”, “Autocarro 174”, “O Cangaceiro” e “Cidade de Deus”, respetivamente. Também para os mais pequenotes, a Biblioteca preparou as FÉRIAS DE VERÃO 2014 – Atividades para Crianças, que vão decorrer nos vários Pólos de Leitura do concelho e que integram divertidas oficinas, histórias, sessões de contos e muitas, muitas histórias! Nos dias 05 e 06 decorre, no Parque Urbano de Bensafrim, a Feira do Livro “Letras no Parque”, que conta com muita animação.

Finalmente, e quanto a EXPOSIÇÕES são várias as que podem ser visitadas. Na Fortaleza Ponta da Bandeira continua patente ao público “Lagos e os Descobrimentos – O Traje na Sociedade Portuguesa de Quinhentos”, que se centra num conjunto de peças alusivas à sociedade da época dos Descobrimentos, com destaque para os trajes e artefactos característicos do quotidiano dos cidadãos quinhentistas do Portugal do século XVI.

No Centro Cultural de Lagos, podem ser visitadas, até 05 de julho, as exposições “Antes que acabem” (com pintura e escultura de António Alonso e poesia e vídeo de Vieira Calado) e “Derme ou Epiderme” (exposição final do Curso de Artes Visuais da Esc. Júlio Dantas). A partir de dia 19 estarão patentes as exposições de Margarida Valente “i lasticidades. i outros” (objetos com design ) e a coletiva “Interioridades Singulares” (com a participação dos artistas Brigitte von Humbolt, Carla Piazza, Mariola Landowska, Tarciso Viriato e Vando Figueiredo).

Nos Antigos Paços do Concelho continuam patentes as exposições: “O Mundo das Bonecas”, com bonecas de várias nacionalidades – algumas com edições limitadas e características invulgares, e “Sonhos / Dreams”, uma exposição dos trabalhos dos alunos do 1.º ciclo, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.

No Posto Municipal de Exposições, no Largo Marquês de Pombal, está patente, durante todo o mês, a exposição “Artesanato Urbano”, de Ana Campino, Zélia Moreira e Mariana Viegas.

Por: Município de Lagos

Categories: AGENDA, Lagos

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.