Algarve

Algarve é sol e mar, a estudar na UAlg

Rui silva, Rafael Sequeira, Zenedine Conté, Paula Loução, Inês Baptista, Tiago do Carmo, Mariana Coelho e Manuel Fé Santos são alguns dos 150 alunos que iniciaram, ontem, dia 30 de junho, na Universidade do Algarve, um curso de verão. Há para todos os gostos, desde a “Agricultura no futuro”, “Ser Empreendedor – Uma atitude de vida”, “A Caminho da Farmácia”, “Ser Gestor de Empresas”, “Introdução à Programação C” até ao “Expressive Design” são 22 os cursos que a UAlg tem para oferecer.

Os alunos do ensino secundário responderam ao desafio e vieram de quase todo o país: Lisboa, Bobadela, Zambujeira do Mar, Estoril, Vila Nova de Mil Fontes, Fátima, Batalha, Costa da Caparica, Sacavém, São Brás de Alportel, Albufeira, Olhão, Tavira, entre outros. A UAlg promete estar à altura e vai oferecer duas semanas inesquecíveis, com atividades letivas variadas, da parte da manhã, e com atividades desportivas, da parte da tarde, que englobam torneios de praia, canoagem, golfe, batismos de mergulho e bodybord. Em tempo de férias, foi tudo pensado ao pormenor, os alunos também terão atividades lúdicas e culturais, que lhes permitirão ficar a conhecer melhor a cidade de Faro, proporcionando um maior convívio entre os grupos.

Rui silva vem de Odemira. Chegou num autocarro cedido pela Câmara Municipal que patrocinou o curso a 36 alunos do município. Para este aluno foi fulcral o incentivo da professora de Biologia para se inscrever no curso de verão a “Agricultura no futuro”. Gostava de vir a ser agricultor, “numa área mais ligada à produção de frutos e ervas aromáticas”, explica. Acabado de chegar, Rui diz que “as primeiras impressões são muito boas, está tudo bem organizado e os cursos apresentam um bom programa”. Porém, este aluno também traz algumas expetativas, e no final do curso quer ficar a “saber mais sobre fitofármacos, sistemas hidropónicos, solos e climas”. Zenedine Conté, tal como Rui silva, também vem de Odemira e inscreveu-se no mesmo curso.A agricultura nunca tinha feito parte dos seus planos de vida, mas foram precisos poucos minutos para começar a ver as coisas de outra forma. “Esta experiência já está a ser muito interessante”, esclarece.

De Lisboa chegaram os irmãos Manuel e Martinho Fé Santos. Alunos nos Salesianos do Estoril, vieram a convite da tia. Manuel inscreveu-se no curso de verão “Ser Gestor de Empresas” e Martinho, que no ano passado já havia realizado um curso de verão no Instituto Superior Técnico, em “Introdução à Programação C”. Manuel vai ingressar este ano no Ensino Superior e já sabe que quer seguir Gestão de Empresas, contudo ainda tem algumas dúvidas, que espera que este curso ajude a esclarecer. Questionado sobre se esta poderá ser a primeira de muitas semanas na UAlg, Manuel não descarta essa possibilidade, até porque, confessa, seria uma experiência diferente porque “em Lisboa é sempre a mesma coisa”.

“Neste momento estamos a preparar o procedimento para isolar o princípio ativo do paracetamol”, explica Inês Baptista que vem de Loulé e já iniciou o curso “A Caminho da Farmácia”. Vem da área de Ciências e já está habituada a fazer experiências na Escola, mas está admirada com os laboratórios que encontrou na UAlg, “parecem laboratórios a sério e mais profissionais.” Sabe que quer seguir Ciências Farmacêuticas e considerou que este curso poderia ser esclarecedor para a ajudar a escolher o seu percurso profissional.

Também para António Branco, Reitor da UAlg, estes cursos têm como principal objetivo mostrar aos jovens que a Universidade é uma escola que lhes permite estudar, mas também continuar a pensar sobre o mundo e sobre as grandes questões da vida. António Branco espera que a rede que está a ser intensificada entre a UAlg e os municípios, já que o reitor já visitou quase todos os concelhos do Algarve, também venha a contribuir para aumentar o número de jovens interessados em vir conhecer a UAlg e vir estudar aqui durante uma semana. Conjugando atividades letivas variadas, com as atividades desportivas e lúdicas, sem esquecer o sol e a praia, para o Reitor, a Universidade do Algarve, que tem como slogan “Estuda onde é bom viver”, “é provavelmente a melhor Universidade para se fazer um curso de verão”.

Por: UAlg

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.