Albufeira

Município de Albufeira promove campanha de sensibilização sobre o perigo das arribas

O dia estava quente e a temperatura do mar a chamar para uns refrescantes mergulhos. Depois de secar o fato de banho, o calor convida a procurar uma sombra até ao próximo banho nas águas límpidas e cristalinas da praia dos Pescadores, mas é preciso fazê-lo em segurança. Para melhor elucidar sobre o perigo das arribas e a melhor forma de prevenir acidentes o Município de Albufeira iniciou hoje a campanha de sensibilização “Proteja-se do Perigo das Arribas – A sua Segurança está em Primeiro Lugar!”

Em Albufeira existem praias rodeadas de arribas de cores ocre, branco, amarelo claro que conferem uma beleza única à nossa costa. Para usufruir desta beleza em segurança, todos os anos durante os meses de maior afluência de turistas, a Autarquia promove uma campanha de sensibilização sobre os riscos das falésias e a melhor forma de os prevenir.

Sob o mote “Proteja-se do Perigo das Arribas – A sua Segurança está em Primeiro Lugar!” Carlos Silva e Sousa esteve hoje, durante a manhã, na praia dos Pescadores acompanhado da vereadora Ana Vidigal, Serviço Municipal de Proteção Civil do Município, Autoridade Marítima, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA) a distribuir folhetos de sensibilização em português e inglês, ao mesmo tempo que aproveitou para prestar alguns conselhos a banhistas e a um grupo de crianças que estão a frequentar o programa “Educação no Verão”, organizado pela Autarquia para ocupar os alunos do 1º ciclo durante as férias.

O presidente salientou que “é preciso estar atento à sinalética à entrada das praias e nas falésias porque as arribas estão em permanente evolução, podendo provocar desmoronamentos e quedas de blocos que provocam situações de risco, por isso há que apostar em campanhas de sensibilização como esta que estamos a desenvolver”. O autarca informou que antes do início do verão a ARH procedeu a derrocadas controladas em duas praias do concelho e reforçou a sinalética em todo o litoral, para que a época balnear decorra com toda a segurança. Referiu ainda que “há sempre um risco potencial, não só em Albufeira, mas em toda a costa portuguesa, uma vez que um terço é composto por arribas, por isso o melhor é seguir os conselhos das autoridades, no sentido de evitar os riscos”.

Refira-se que até 25 de agosto a iniciativa vai percorrer 18 praias do concelho com distribuição de folhetos e atividades pedagógicas e lúdico-desportivas.

Por: Município de Albufeira

Categories: Albufeira, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.