Albufeira

ALGARVE BEER FEST na Praia dos Pescadores, em Albufeira

O ALGARVE BEER FEST  decorreu entre os dias 26 e 29 de junho, na Praça dos Pescadores, em Albufeira. Nesta primeira edição do evento, marcaram presença de cerca de 40 marcas de CERVEJA ARTESANAL de 7 países: Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Alemanha, Grécia e Inglaterra.

A cidade de Albufeira recebeu o Algarve Beer Fest, um Festival onde a cerveja foi a rainha, tendo contado com a presença de mais de 40 marcas de cerveja artesanal, de dez países (Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Alemanha, Grécia, Inglaterra, República Checa, Escócia e Estados Unidos).

Paulo Dias, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara e coordenador do evento, explicou que não se trata de um Festival de Cerveja nos moldes tradicionais (cerveja industrial de grandes marcas) e que pretendeu, acima de tudo, fazer deste um dos grandes momentos de verão. “O objetivo é trazer para Albufeira e para o sul de Portugal o culto da cerveja artesanal que é produzida com métodos totalmente diferentes, proporcionando um evento que constitui uma referência no verão algarvio, num local de grande beleza natural”. A ideia é promover o consumo moderado, ao mesmo tempo que se cruzam outros aspetos; como a animação de cunho local e a gastronomia, chamando ao evento grupos musicais da região e associações locais com espaços temáticos adequados ao consumo da cerveja artesanal.

Para além da animação, o Beer Fest contou também com a realização de workshops para aprender a fazer cerveja em casa e de showcookings que liguem a gastronomia à cerveja artesanal.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, “Albufeira é reconhecida mundialmente como um dos principais destinos turísticos e um lugar excelente para quem aposta nesta área vir mostrar os seus produtos. Se o evento tiver sucesso, fica, desde já, a promessa de que o iremos repetir no próximo ano”, disse. O autarca salientou que esta é uma cidade de diversão e que é importante saber diversificar os eventos. “É importante aliar a boa comida a boas bebidas, mostrar o profissionalismo dos nossos Chefes, retomar a dieta mediterrânica e o que temos de melhor na nossa gastronomia, sobretudo o peixe e os mariscos combinados com um produto artesanal, como é o caso desta cerveja”. O autarca destacou que, apesar de ser importante ter animação durante a época balnear, “Albufeira é boa todo o ano, por isso no próximo ano vamos antecipar o evento para o final de maio ou princípio de junho para que funcione como chamariz fora da época alta”.

O PlanetAlgarve deixa aqui uma palavra de reconhecimento aos responsáveis da cerveja espanhola DAWAT pela forma como nos receberam.

O programa foi complementado com uma vasta oferta gastronómica e com momentos de animação para que os milhares de visitantes esperados pudessem apreciar a diversidade de cervejas, enquanto desfrutavam do ambiente fantástico proporcionado pela Praia dos Pescadores.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.