Opinião

Acusado de ultrajar bandeira nacional em obra artística, Élsio Menau, foi ABSOLVIDO

Élsio Menau, natural de Quarteira, licenciado em Artes Visuais pela Universidade do Algarve que apresentou como trabalho final de curso a instalação Portugal na Forca, foi absolvido do crime de ultraje aos símbolos nacionais. A leitura do acórdão decorreu hoje, 7 de julho, no Tribunal de Faro.

Portugal na Forca - Foto Élsio Menau

Portugal na Forca – Foto Élsio Menau

Nas alegações finais, o Ministério Público acabou por pedir a absolvição do autor da instalação, por considerar que não tinha ficado provado que ele pretendesse ultrajar a bandeira e que a liberdade de criação artística é garantida pela Constituição.

A obra, que exibe a bandeira nacional “enforcada” num cadafalso, provocou a indignação de um cidadão que se queixou à GNR, há cerca de um ano, quando a viu montada num terreno junto à EN125, em Faro. A instalação – um trabalho final de curso, que já tinha sido exposta noutro local – foi apreendida e o autor acusado de ultraje aos símbolos nacionais.

Élsio Menau manifestou o seu regozijo com a decisão do tribunal mas, por outro lado, lamentou a existência deste processo jurídico.

Parabéns, Élsio! Nem tudo foi mau. Momentos de angústia e desilusão, certamente, mas o saldo acaba por ser francamente positivo: Os 15 minutos de fama estão conquistados. El Menau, um artista plástico de Quarteira para todo o país numa campanha promocional que custou… ZERO! Mais uma vez, parabéns pelo desfecho e pela notoriedade nacional alcançada graças a um saudosista nacionalista imbuído dos mesmos valores que fizeram crescer o partido de Le Pen em França. É preciso estarmos muito atentos a estes sinais perigosos. Eles andam aí outra vez. Pelo menos desta vez NÃO PASSARAM!

NOTA: Para todos quantos queiram conhecer melhor a obra e o autor, relembro que está patente na Galeria de Arte Praça do Mar, em Quarteira, uma exposição do artista.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Élsio Menau com o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, na inauguração da sua exposição patente ao público na Galeria Praça do Mar, em Quarteira

Élsio Menau com o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, na inauguração da sua exposição patente ao público na Galeria Praça do Mar, em Quarteira

Categories: Opinião, Quarteira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.