Algarve

Municípios Portugueses e Andaluzes associam-se para promover o Turismo Náutico

O Município de Silves, em conjunto com o Município de Grândola e a Secretaria General para el Turismo – Consejería de Turismo y Comercio de la Junta de Andalucía, iniciaram o Programa Odyssea Luso Andaluz, com a apresentação formal do mesmo no passado dia 3 de julho, num seminário em Ayamonte. Presentes na apresentação estiveram os Ayuntamientos de Punta Umbría, Cartaya, Lepe, Isla Cristina, Ayamonte, Aljaraque e Gibraleón, bem como os Municípios Portugueses. Silves foi representado pela vereadora do pelouro, Maria Luisa Luís.

Este programa, que dá continuidade aos anteriores Odyssea Sudoe e Al-Andaluz, terminará a 30 de março de 2015 e pretende contribuir para a valorização, promoção e comercialização do sector empresarial turístico, modernizando a informação sobre a oferta de recursos e serviços náuticos, culturais, naturais e gastronómicos. Um das medidas previstas passa pela introdução de novas ferramentas tecnológicas nos portos que estão mais próximos destes Municípios, ferramentas essas que potenciarão a informação sobre as localidades aderentes ao programa. Assim, espera-se que se possa aumentar a atratividade dos territórios, diminuindo, por seu turno a sazonalidade da atividade turística.

Ao estabelecer este tipo de cooperação entre regiões transfronteiriças, nomeadamente entre os Municípios que integram o Consórcio de Turismo Sustentável da Costa Ocidental de Huelva, Baixo Guadiana, Silves (Algarve) e Grândola (Alentejo Litoral), está-se não só a potenciar recursos, mas a promover cada uma das cidades participantes.

Recordamos que o Odyssea Luso Andaluz foi aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) e será cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Por: Município de Silves

Categories: Algarve, Andaluzia, Silves, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.