Algarve

São Brás de Alportel assina Projeto Proforbiomed para valorizar Mercado de Biomassa no Algarve

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel assinou, juntamente com outras autarquias e entidades da região, entre as quais a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, a Algar e a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, o protocolo para participar no Projeto Proforbiomed – Promoção da Biomassa Florestal Residual na Bacia Mediterrânica. A sessão teve lugar na passada sexta-feira, dia 4, no Instituto Superior Afonso III em Loulé.

O Projeto Proforbiomed, tem por objetivo criar condições para desenvolver o mercado de energia da biomassa no Algarve e Baixo Alentejo, através de um modelo de gestão florestal sustentável a ser aplicado nas florestas mediterrânicas. A produção de biomassa apresenta um conjunto de importantes benefícios para o setor energético, sobretudo a nível económico, enquanto investimento de rápido retorno, e ambiental, através de um uso eficaz e controlado da biomassa florestal.

O município de São Brás de Alportel foi o primeiro na região a aderir à utilização da biomassa florestal para produção de energia, com a instalação de uma caldeira a biomassa nas Piscinas Municipais Cobertas. Este investimento na climatização do espaço interior, bem como no aquecimento da água das piscinas e da água para banhos, permite à autarquia reduzir a despesa anual com o aquecimento em mais de 60%.

Numa atitude de valorização da utilização da biomassa florestal, o município são-brasense aderiu ao Projeto Proforbiomed por reconhecer a importância da utilização desta energia renovável para o meio ambiente, através da redução das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, bem como as vantagens que traz para a economia local e regional, dada a diversidade do tipo de combustível a ser utilizado e as diversas aplicações que podem ser dadas à biomassa florestal.

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.