Loulé

SALIR DO TEMPO | História e tradição revivida no interior do Concelho de Loulé com 12 mil visitantes

A pacata vila de Salir, no interior do Concelho de Loulé, recebeu nos dias 11, 12 e 13 de Julho cerca de 12 mil visitantes que quiseram vivenciar a Idade Média, mais concretamente o período da Reconquista. O Salir do Tempo – Festival de Artes Medievais trouxe mais uma vez uma animação ao interior mas pretendeu também valorizar as tradições e a História local.

As animações foram uma constante neste festival de artes medievais. Pelo recinto, em permanente interação com o público, os performers recriaram o ambiente desta época em que Salir foi um ponto estratégico em termos militares. Reis, cavaleiros, escudeiros, gente do povo, do clero e da nobreza, damas de boa e má fama, bailarinas da dança do ventre, trovadores, bobos, malabaristas, todas as classes sociais das três culturas – Cristã, Muçulmana e Judaica – reproduziram fielmente o quotidiano de então desta localidade.

A presença dos Los Chuplas, duas figuras bem típicas do povo, as “meninas” da Casa Movediça ou os torneios de armas trouxeram também um lado cómico à festa.

Nos sete espaços de animação do recinto ecoou a música medieval pela voz de Eduardo Ramos, Strella do Dia, Mazarabes, Al Mendroin, Trouxa Mouxa ou Scalabitanos.

A exposição de aves e os passeios de dromedários também chamaram a atenção do visitante, bem como o mercado medieval com as suas cores, cheiros e sabores a lembrar a Idade Média e as tradições do Norte de África. A gastronomia servida a preceito, com pratos, talheres e copos com materiais da época e com ementas com nomes sugestivos foi também um dos pontos mais apreciados pelo público.

Os cortejos dos almograves, as bailarinas serracenas, os desfiles a cavalo, acampamentos árabes e as Exposição “As Três Culturas” foram outros pontos do programa que contou com animação itinerante, artes performativas, personagens medievais, rábulas, estórias ou espetáculos de fogo.

Os responsáveis do Município de Loulé sublinham mais um êxito deste evento não só pelo número de visitantes que atrai mas também pela sua importância na promoção da História do Concelho.

Por: Município de Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.