Ocorrências

SAGRES | Evacuação médica de um pescador da embarcação de pesca Branca de Sagres

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar), coordenou durante a manhã de sexta feira (25 de julho) uma operação de evacuação médica de um pescador, de nacionalidade portuguesa e de 65 anos, que se encontrava a bordo da embarcação de pesca BRANCA DE SAGRES. A embarcação, de bandeira Portuguesa, encontrava-se a navegar 20 quilómetros a Noroeste do Cabo de São Vicente.

NRP Hidra

NRP Hidra

O pescador apresentava fortes dores no peito e depois da avaliação do médico do INEM foi recomendada a sua evacuação para um diagnóstico mais diferenciado.

Foi empenhado o NRP Hidra que se encontrava a realizar ações de fiscalização marítima nas proximidades do incidente. O pescador foi evacuado, inconsciente, às 11h52, tendo sido realizadas manobras de reanimação pelos socorristas da lancha de fiscalização, durante o trajeto até ao porto da Baleeira onde se encontrava à espera uma ambulância do INEM apoiada pela viatura médica de emergência e reanimação (VMER).

Apesar da rápida resposta prestada pelo NRP Hidra e pelo INEM viria a ser declarado o óbito pelas 13h20, no cais do porto da Baleeira. O corpo do pescador foi posteriormente encaminhado para a morgue do Hospital de Portimão.

Por: Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa

Categories: Ocorrências

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.