A dupla constituída pelos conhecidos e experientes atletas Bruno Xavier e Alexandre Oliveira, também conhecido por Xande, foi a grande vencedora da 3.ª etapa do Campeonato Nacional de Futevólei 2014.
- Estádio
- Jogo de apuramento para os 3.º e 4.º lugares
- Jogo da Final
- Pódio
A vila de Armação de Pêra, em pleno concelho de Silves, voltou a acolher um grande espectáculo desportivo, em prova a contar para a 9.ª edição do Campeonato Nacional de Futevólei, a principal prova do panorama nacional.
Foram 15 as equipas, nomeadamente 30 atletas, que evoluíram ao longo dos dois dias de prova (26 e 27 de Julho), no areal da magnífica e conhecida Praia dos Pescadores, e que contou com a participação de algumas das principais duplas e valores da modalidade, com registo também mais uma vez para a participação de duplas provenientes de norte ao sul do país e ainda de várias jovens duplas, a evidenciarem uma vez mais todo o seu potencial e evolução técnica e competitiva.
O evento teve o seu início ao início da tarde de Sábado (26 Julho), cerca das 15h00, com a Fase de Grupos em agenda, com as equipas divididas em três grupos a evoluírem numa primeira fase para apurar os primeiros 6 finalistas, para de seguida numa fase especial de apuramento os terceiros classificados de cada grupo a lutarem pelas duas vagas restantes, num total de 33 jogos para apurar as 8 equipas finalistas.
No segundo dia da etapa, domingo, 27 de Julho, o recomeço deu-se cerca das 14h45, com 4 jogos decisivos nas aspirações das equipas ainda em prova. Em resultando dos jogos agendados nesta fase, resultou o apuramento das duplas Bruno Xavier/Alexandre Oliveira, Hernâni Baptista/David Peres, Calita/Miguel Pita e Ruben Santos/André Gomes.
Chegados às Meias-finais, o primeiro jogo pôs frente a frente duas duplas algarvias, Bruno Xavier/Alexandre Oliveira resolveram a partida em 2 sets sem resposta com os parciais 15×7 e 15×6, arredando desde logo Hernâni/David Peres da final.
No outro jogo que iria revelar o 2.º finalista, os algarvios Calita/Miguel Pita tiveram de suar bastante para levarem de vencida a jovem dupla representante do Estoril Praia, composta por Ruben Santos/André Gomes, com o marcador a assinalar os parciais 11×15, 16×14 e 12×6.
Com o grande momento da tarde em plano de fundo, havia que encontrar quem chegaria ao derradeiro e honroso lugar do pódio, e com grande eficácia e determinação, Ruben Santos/André Gomes vencem Hernâni/David Peres por claros 18×8.
Em clima de festa e de grande animação, chegou-se à discussão da grande Final da etapa, de um lado Bruno Xavier/Alexandre Oliveira do outro Calita/Miguel Pita, duas duplas algarvias oriundas de Albufeira, velhos conhecidos da modalidade. Num jogo extremamente bem disputado, começou melhor a dupla Calita/Pita fechando o 1.º set nos 18×16. Sem margem para novo deslize, Bruno Xavier e Xande conseguem um melhor equilíbrio nas suas acções garantindo a vitória no 2.º set por 18×16. Com o desfecho final totalmente em aberto, havia que discutir a ‘negra’. Com um recomeço totalmente irrepreensível e arrebatador, Bruno Xavier e Xande garantem uma importante vantagem que viria a ser determinante para vencer o 3.º set de forma confortável, por convincentes 18×7 e consequente vitória nesta que foi a 3.ª etapa do Campeonato Nacional de Futevólei 2014.
As grandes emoções e melhores momentos da modalidade regressaram em grande nível a Armação de Pêra, empolgando o muito público presente, que foi esgotando o estádio durante os dois dias da prova.
Os momentos mais decisivos do campeonato nacional acontecem já nos próximos dias 9 e 10 de Agosto, na Praia Grande em Ferragudo, concelho de Lagoa. Sob a organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento teve como principais entidades apoiantes, a Câmara Municipal de Silves, Junta de Freguesia de Armação de Pêra, Benecar, Crédito Agrícola, Água de Monchique, Jornal A Bola e A Bola TV, assim como outros parceiros locais.
Por: FNFV








