Quarteira

III Encontro de Coros de Santiago com grupos corais de Tavira, Quarteira e Galp Energia (34 fotos)

A Igreja da Misericórdia, em Tavira, foi palco este sábado, dia 26 de julho, do III Encontro de Coros de Santiago com a participação do Grupo Coral de Quarteira, Grupo Coral Tavira e Coral Clube Galp Energia (Vila Nova de Santo André – Santiago do Cacém).

Com casa cheia, incluindo muitos turistas estrangeiros, e num espaço com as características acústicas ideais para este tipo de iniciativas, o público não regateou aplausos e ovações às atuações dos três grupos, com momentos de grande emotividade.

Os grupos corais de Tavira e da Galp Energia manifestaram a sua surpresa pela qualidade já evidenciada pelo Grupo Coral de Quarteira, apesar dos seus apenas 4 anos de existência.

Após as três atuações, o vasto público foi brindado com uma peça de conjunto com os três grupos – sob a direção do Prof. Carlos de Sousa e com o Prof. João António de Almeida ao piano – a interpretarem o tema The Lion Sleeps Tonight, popularizado pelo filme de animação Rei Leão.

Imagens da atuação conjunta

O III Encontro de Coros de Santiago encerrou com a tradicional troca de lembranças.

A Freguesia de Tavira (Santa Maria e Santiago) foi representada pelo Presidente da Junta, José Mateus Costa, pelo Secretário Vítor José de Brito Gonçalves e pela Presidente da Assembleia de Freguesia, Sofia Andreia Gago Conceição Minhalma.

Grupo Coral de Quarteira (4 anos de existência)

O Grupo Coral de Quarteira surgiu em 2010, numa iniciativa de um grupo de entusiastas do Banco de Tempo de Quarteira. Ao longo destes quatro anos de existência, tem realizado concertos em Quarteira, Loulé, Albufeira, Tavira, Vila Real de Santo António, Évora e Águeda. O seu repertório é abrangente, entre o sacro, o popular e os espirituais afro-americanos. Tem ainda desenvolvido concertos temáticos.

A Direção Artística está a cargo do Professor Carlos Filipe Ferro de Sousa, professor de Educação Musical na EB2/3 D. Dinis.

O Grupo Coral conta ainda com o apoio do Professor João António de Almeida ao piano e na apresentação dos concertos onde o Grupo Coral de Quarteira é anfitrião.

O grupo coral gostaria de poder contar com mais elementos, sobretudo masculinos, pelo que os interessados poderão comparecer nos ensaios, os quais ocorrem todas as sextas feiras, das 18h às 19h30, na EB2/3 D. Dinis, em Quarteira.

Grupo Coral Tavira (24 anos de existência)

O Grupo Coral Tavira, coro polifónico misto a 4 vozes fez a sua primeira aparição em Dezembro de 1990 sob a regência do seu diretor artístico e fundador, Prof. Francisco Ramos. Presentemente, a direção artística está a cargo do Prof. Carlos de Sousa. Conta também, desde 1999, com a participação do Prof. João António de Almeida ao piano.

O Grupo Coral Tavira tem desenvolvido uma intensa atividade coral, realizando vários intercâmbios corais anuais e participando e organizando Concertos Sacros e Profanos.

Recentemente, o Grupo Coral Tavira tem vindo a promover concertos corais pelas freguesias do Concelho de Tavira com o intuito de dar a conhecer a música coral às populações.

Grupo Coral do Clube Galp Energia (20 anos de existência)

O Grupo Coral do Clube Galp Energia foi fundado, em outubro de 1994, por um grupo de funcionários da Refinaria de Sines da Petrogal e seus familiares, aos quais, posteriormente, se viriam a juntar elementos da comunidade de Vila Nova de Santo André.

Esta é a mais antiga atividade em exercício do Clube Galp Energia (Zona Sul) e é o ponto de encontro de diversas gerações que nutrem uma grande paixão pelo canto.

Desde a sua fundação, e até janeiro de 1997, a direção artística do Grupo esteve a cargo do Maestro Alfredo Gomes, ao qual sucedeu o atual Maestro, Professor Pedro Miguel Ramos.

Inicialmente, o seu repertório consistia em canções tradicionais de várias regiões. Em fevereiro de 1997, sob a direção do Prof. Pedro Ramos, o coro foi renovado e transformado num coro misto a quatro vozes.

Atualmente, o seu repertório baseia-se em harmonizações de temas populares portugueses e algumas adaptações de temas eruditos para coros à Capella, nomeadamente músicas sacras e espirituais negros.

O Grupo Coral do Clube Galp Energia tem-se apresentado e participado, a convite de diferentes entidades, em diversas iniciativas e projectos tais como, mais recentemente:

Este Coral conta atualmente com 42 elementos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 12 e os 72 anos.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira, Tavira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.