O PSD de Albufeira realizou uma conferência com o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa no âmbito dos 40 anos do PSD. O evento, com entrada livre, teve lugar no Hotel Real Santa Eulália no dia 24 de julho.
- Carlos Martins; Carlos Silva e Sousa; Marcelo Rebelo de Sousa; Desidério Silva; Paulo Freitas; José Inácio
Desidério Silva, presidente da Mesa da Assembleia Distrital do PSD, agradeceu ao conferencista “o seu apoio ao longo destes anos todos” nos momentos importantes da sua vida política enquanto autarca de Albufeira. “Espero voltar a estar consigo em outros momentos. Nem que seja para assinar já uma lista de apoio a uma candidatura (alusão a uma eventual candidatura à Presidência da República). Essa disponibilidade é total e incondicional”, abordando depois algumas questões regionais, referindo que “o Algarve não pode estar à espera que as coisas aconteçam. Lisboa às vezes está muito perto e outras vezes está muito longe e este Algarve que, em termos turísticos e em termos daquilo que é a economia regional, que contribui decisivamente para o défice das contas públicas, é um Algarve que nem sempre é ressarcido em termos de investimentos públicos que merece e que aqui devem acontecer”, sublinhando que “há problemas difíceis na Saúde, nas Acessibilidades, nos Portos e nas Ferrovias”.
Carlos Martins, presidente da JSD Algarve, considerou ser “de louvar as estruturas locais comemorarem o aniversário do partido”.
Carlos Silva e Sousa, eleito recentemente presidente da Assembleia de Militantes do PSD Albufeira, relembrou que “o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa esteve em Albufeira há um ano e pouco, num jantar de militantes, para dar o seu apoio à minha candidatura. Está aqui a minha equipa que o Sr. Prof. veio apoiar e que tem desenvolvido um trabalho que, penso eu, está a ser e será merecedor das suas expetativas. Mas hoje estamos aqui para receber uma figura histórica do nosso partido, que nunca ficou entre quatro paredes. Sempre que lhe foi solicitado, esteve disponível para dar ao partido e aos seus militantes, no caso, em Albufeira e ao Algarve, sem pedir nada em troca. Mantém intatos os seus princípios e os seus valores”, manifestando igualmente todo o apoio numa eventual candidatura. Terminou, dizendo: “Fui seu aluno, aprendi muito e continuo a aprender muito consigo. O senhor é um grande exemplo para todos nós”.
Para José Inácio, em representação da Distrital do PSD, “esta conferência deve ser um momento de cuidada reflexão, tal como tem vindo a acontecer por todo o país. Esperamos que esta reflexão possa cimentar os alicerces do partido e as suas referências num momento extremamente difícil, o qual, relativamente ao Algarve, reitero completamente as palavras de Desidério Silva”.
Paulo Freitas, eleito recentemente presidente do PSD Albufeira agradeceu ao conferencista “a sua disponibilidade para vir aqui dar mais uma aula com o seu espírito de crítica e de abnegação mas, acima de tudo com o seu espírito social democrata e pelo seu gosto e presença junto do PSD”.
Marcelo Rebelo de Sousa começou por dizer que “é com muito prazer que aqui estou. Faz hoje precisamente 40 anos que eu vim plantar o PPD, depois PSD aqui ao Algarve. Na distribuição de tarefas, ficou convencionado – para mim sobra sempre o que os outros não querem – que eu ficaria com a implantação do partido em Lisboa, no Ribatejo, no Alentejo e no Algarve. Pouca coisa. Foi assim que eu vim às primeiras sessões de esclarecimento ao Algarve. Começámos do lado de Espanha, viemos por ali fora e quando chegámos para a sessão de esclarecimento de Faro, tinha caído o 1.º Governo Provisório. Já não deu para chegarmos a Albufeira porque não sabíamos o que havíamos de dizer. Voltei depois várias vezes. Não me lembro de nenhum município algarvio onde eu não tenha feito campanha pelo menos uma vez, quer lançando candidatos, quer apoiando candidatos ao longo destes 40 anos, portanto, com um afeto muito particular por esta região. Portanto, é para mim um enorme prazer estar aqui a testemunhar o arranque de uma nova equipa concelhia”, falando depois da História do PPD/PSD nos últimos 30 anos.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Albufeira





