AGENDA

Cavala algarvia em destaque no Mercado Municipal dos Caliços | 9 de agosto

A cavala é um peixe abundante na nossa costa e as suas características gastronómicas e nutricionais justificam a sua utilização, quer na cozinha tradicional quer em novas preparações culinárias. Dia 9 de agosto venha até ao Mercado Municipal dos Caliços, em Albufeira, aprender como confecionar algumas receitas deliciosas.

No próximo sábado, dia 9 de agosto, a cavala algarvia vai estar em destaque no Mercado Municipal dos Caliços, em Albufeira.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Município de Albufeira e do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR) que tem por objetivo promover e valorizar esta espécie, uma das mais rejeitadas pela frota algarvia, incentivando o seu aproveitamento comercial, com vista a uma exploração racional e sustentada dos oceanos. Paralelamente pretende-se que a generalização para consumo humano da cavala venha a constituir uma mais-valia significativa para a economia deste setor produtivo.

De fácil digestão, a cavala é uma excelente fonte de proteínas. Pode conter 15 a 20% de proteínas, valor um pouco inferior ao da carne. Fornece, igualmente, um bom aporte de minerais como por exemplo, o iodo e o fósforo, e de vitamina B1, vitamina A e de vitamina D. A maior parte da sua gordura é insaturada, com uma composição importante de ácidos gordos ómega 3 – EPA e DHA e um teor de colesterol muito baixo que contribuem para prevenir os ataques cardíacos.

A 9 de agosto, a partir das 9h30 até às 12h00, um Chef da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, vai estar no Mercado Municipal dos Caliços a apresentar dicas sobre como escolher o peixe mais fresco e de melhor qualidade e algumas receitas inovadoras para confecionar a cavala algarvia.

Por: Município de Albufeira

Categories: AGENDA, Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.