AGENDA

Mundo a Sorrir promove ação de sensibilização para a saúde oral para todos em Quarteira | 17 de agosto

No próximo dia 17 de agosto, a Praça do Mar, em Quarteira, recebe uma ação de sensibilização promovida pela Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses, e que terá como principal objetivo promover a saúde oral, a alimentação saudável e o bem-estar das comunidades, em particular das mais desfavorecidas.

mundo_a_sorrir

Assim, de entre as atividades previstas, serão distribuídas escovas e pastas gratuitas e irão realizar-se jogos didáticos sobre alimentação saudável e saúde oral. Serão também oferecidos folhetos informativos e o público em geral terá a possibilidade de realizar rastreios orais gratuitos.

A Mundo a Sorrir surgiu em julho de 2005, com o objetivo de reunir o maior número de profissionais de saúde oral (médicos dentistas, higienistas orais, entre outros) que, de uma forma voluntária, aderissem a projetos na área da saúde oral comunitária. Sendo pioneira neste tipo de associativismo em Portugal, desempenha a sua ação tanto a nível nacional como internacional, para que a saúde oral passe a ser um direito universal e acessível a todos os indivíduos, independentemente da sua posição económica, cultural e social.

Em 2010, no âmbito do projeto “Vamos ajudar a sorrir”, verificou-se que num universo de 1047 crianças, 62% possuíam uma média de 3,7 cáries, 59% das crianças tinham dor dentária e 17% apresentavam abcessos e/ou infeções. É importante referir que mesmo o melhor sistema de ensino não pode garantir alto desempenho académico quando os estudantes padecem de problemas de saúde. Esta informação é corroborada por estudos que indicam a dor dentária como uma das maiores causas do absentismo escolar.

Com a crescente tomada de consciência da falta de cuidados e conhecimentos básicos sobre técnicas de higiene oral por parte dos Portugueses, a Mundo a Sorrir tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades de sensibilização, divulgação e promoção de cuidados de Saúde Oral junto dos mais jovens e é na sequência destas ações que surge o PIVS – Programa para a inclusão e Vida Saudável.

O projeto tem como principal objetivo a promoção de hábitos de vida saudáveis atuando em três áreas distintas: promoção da cidadania ativa e de ética no desporto; prevenção da diabetes; e promoção de saúde e alimentação saudável.

Por: Município de Loulé

Categorias:AGENDA, Quarteira

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s