Algarve

Turismo em alta, salários a baixar, patrões a ganhar

A Direcção do Sindicato da Hotelaria do Algarve reuniu hoje e analisou os dados mais recentes do INE sobre a actividade turística que revelam a evolução positiva do sector em todos os domínios, seja em relação à da taxa de ocupação, seja em relação ao n.º de dormidas, seja em relação ao rendimento médio por quarto, seja em relação aos proveitos. Já em relação aos salários e às condições de trabalho o que se tem vindo a verificar é precisamente o oposto, salários que não são aumentados à vários anos, salários em atraso, precariedade a alastrar, emprego a reduzir, recurso crescente aos estágios profissionais, muitos deles não remunerados, encerramentos temporários “empurrando” os trabalhadores para o desemprego e limitações à liberdade sindical.

stihtrsa-faro

Desde 2008 que o Turismo tem vindo a crescer, ao mesmo tempo que que as condições de trabalho e os salários se têm vindo a degradar. O ano de 2013 foi o melhor ano turístico de sempre e, de acordo com os indicadores, 2014 ainda vai ser melhor, mas ao que parece só para as empresas, pois face à exigência da melhoria dos salários os patrões “refugiam-se” por trás da crise para não aumentarem os salários. Esta é a realidade com que os trabalhadores do sector estão confrontados, uma situação cada vez mais injusta para os trabalhadores.

A proposta do Sindicato é de um aumento de 3% nos salários, 1€ por dia, com um mínimo de 30€,  mas o patronato não quer saber pois nem sequer apresenta uma contra-proposta. Face a esta situação não nos resta outro caminho senão lutar. E, por isso, durante os meses de Agosto e Setembro. o Sindicato irá levar a cabo uma campanha nas empresas e locais de trabalho no sentido de mobilizar os trabalhadores e as trabalhadoras para lutarem por melhores salários e exigirem o respeito pelo seu Contrato Colectivo de Trabalho exigindo a sua aplicação.

A somar à precariedade, à não actualização dos salários desde 2009, à desregulação dos horários, ao roubo no pagamento do trabalho suplementar e nos feriados, entre outros aspectos, está o facto de as empresas recorrerem cada vez mais aos estagiários, muitas vezes a ocuparem postos de trabalho que deveriam ser preenchidos por profissionais. O número de estagiários com 14, 15 e 16 anos de idade no sector, instalados em alojamento das empresas, é cada vez maior, muitos deles sem receberem salário, sujeitos à pressão de conseguirem avaliação positiva no final do estágio, sujeitando-se a condições de trabalho que só lembram os tempos negros do trabalho infantil, sujeitos à discricionariedade das empresas, sendo alvo de uma maior exploração com horários mais alargados e tempos de descanso mais limitados. Esta situação exige medidas do Governo para um maior controlo das entidades responsáveis, para que estas fiscalizem e acompanhem de perto as empresas que recorrem aos estágios profissionais.

A Direcção do Sindicato da Hotelaria do Algarve, na sua reunião de hoje, decidiu intensificar o esclarecimento e a acção em torno da defesa e aplicação do Contrato Colectivo de Trabalho, do aumento dos salários e da melhoria das condições de trabalho, da luta pelo fim da política de direita, pelo derrube do Governo e eleições antecipadas, por uma política de Esquerda e Soberana que respeite os direitos dos trabalhadores.

A Direcção do Sindicato da Hotelaria apela aos trabalhadores para que se sindicalizem e dêem mais força à luta a partir das empresas e locais de trabalho por melhores salários, por uma vida melhor.

Por: STIHTRSA – Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve

Categorias:Algarve

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s