Albufeira

Festa em Honra de Nossa Senhora da Orada retoma tradição do Cortejo pelo mar (86 fotos)

Ontem e hoje, dias 14 e 15 de agosto, Albufeira volta a receber a Festa em honra de Nossa Senhora da Orada, que homenageia a Santa Padroeira. Durante dois dias, as gentes da terra reúnem-se para agradecer e pedir a proteção da Virgem, conhecida por abençoar os pescadores. Reza a história que os habitantes de Albufeira, outrora vila piscatória, assistiram a vários milagres de Nossa Senhora, testemunhados nos “ex-votos” que se encontram na Ermida da Orada.

As celebrações tiveram início ontem, quinta-feira, dia 14 de agosto, às 10h00, com a abertura da Ermida da Nossa Senhora da Orada, que exibe a exposição de Arte Sacra alusiva ao culto da Nossa Senhora da Orada.

Pelas 12h00, os sinos da Igreja Matriz de Albufeira fizeram-se ouvir com o repique festivo.

Às 18h00, teve lugar a Missa Solene da Festa da Assunção de Nossa Senhora na Ermida da Orada.

Já no final da tarde, às 19h00, os pescadores de Albufeira transportaram a imagem da sua Padroeira na tradicional Procissão, que seguiu até ao Cais do Porto de Pesca, onde as embarcações e os “homens do mar” partiram num cortejo para receber a bênção de Nossa Senhora para mais um ano de faina. O PlanetAlgarve acompanhou o cortejo a bordo da embarcação Beato Vicente, numa cortesia da família de Raul Coelho (presidente dos Acólitos de Albufeira, recentemente falecido), à qual deixamos aqui o nosso agradecimento.

À noite, pelas 22h00, o Largo da Ermida acolheu um grandioso espetáculo de fado com o grupo “Al-Mouraria”, acompanhado por um vasta assistência, entre os quais se encontravam o pároco de Albufeira, Cónego José Rosa Simão, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa e os vereadores Ana Vidigal e Rogério Neto.

As festividades encerram esta sexta feira, dia 15 de agosto, com a Missa da Assunção de Nossa Senhora na Ermida da Orada, pelas 19h00.

Esta iniciativa é promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial de Albufeira e conta com o apoio Câmara Municipal de Albufeira.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.