A EP – Estradas de Portugal foi informada pela subconcessionária Rotas do Algarve Litoral, que recomeçam hoje as obras para a conclusão da Variante de Faro, conforme compromisso assumido à data da assinatura do acordo.
Este acordo de renegociação permitiu uma redução de custos ao contribuinte no montante estimado de 507M€.
Os trabalhos que agora são retomados não causam transtorno para o turismo no Algarve, apesar do acréscimo registado este ano e visam a conclusão da Variante à EN125 na cidade de Faro, cuja execução se encontra parada desde 2011.
A Variante a Faro, com uma extensão de cerca de 2,5Km contempla três pontes, seis passagens superiores e uma passagem inferior, bem como a construção de uma ligação à EN 125 e o restabelecimento de três vias municipais e várias estradas de serviço.
A propósito, interessa realçar que o ano de 2013 registou o valor mais baixo no último quinquênio em termos de sinistralidade rodoviária na EN125. Efetivamente o número de vítimas mortais reduziu-se praticamente a metade do registado em 2012 e o índice de gravidade desta via ficou próximo de 2000, quando a média dos anos anteriores rondou os 2700.
Esta melhoria deve-se sobretudo ao comportamento mais cuidado dos condutores e à maior eficácia na fiscalização e controlo realizado pelas forças policiais.
Relativamente aos dados de tráfego, passada a fase inicial em que com a introdução da cobrança de portagem ao utilizador da Via do Infante os volumes de tráfego nesta via baixaram significativamente, os utilizadores estão agora progressivamente a retomar a sua utilização. No segundo semestre de 2013 o volume de tráfego na A22 cresceu 4%, face ao período homólogo de 2012, sendo que se analisarmos apenas o último trimestre o crescimento é de 9%.
Por: EP – Estradas de Portugal, S.A.
Categorias:Faro