AGENDA

Danças do Mundo em São Brás de Alportel | 22 de agosto

No próximo dia 22, sexta-feira, o Jardim da Verbena abre as portas às danças do mundo num serão diferente, onde as manifestações culturais de distintos povos ganham forma através da música e da dança.

Grupo Studio 8 - Indonésia

Grupo Studio 8 – Indonésia

Após o sucesso da iniciativa “Calçadas – A Arte Sai à Rua”, no passado dia 15, o Centro Histórico continua em festa ao acolher mais uma edição do Festival Internacional de Folclore- FolkFaro com a participação de grupos provenientes do Canadá, Indonésia e Equador.

Com início pelas 22h00, este espetáculo gratuito convida a uma viagem pelo mundo a passo de dança na companhia dos grupos: Les Bons Diables, Studio 8 e Causanacunchic.

Fundado em 1996 na província de Québec, no Canadá, o grupo Les Bons Diables dedica-se às danças tradicionais e em “partícular à “Gigue”, dança que, tal como o sapateado americano, resulta de uma miscelânea cultural entre o step-dancing europeu (proveniente da Irlanda e da Escócia), o “clogging” inglês e as culturas já presentes na América, nomeadamente a cultura negra.” Em palco, estes jovens bailarinos aliam a tradição à inovação e apresentam coreografias únicas de forte caráter artístico, bem como uma indumentária bastante expressiva.

Proveniente da ilha mais povoada do mundo, Java Central, na Indonésia, o grupo Studio 8 é constituído por cerca de 100 estudantes bolsistas da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Diponegoro que demonstram talento e interesse pelas danças tradicional bem como pela investigação das tradições musicais étnicas da Indonésia. As danças tradicionais são essencialmente marcadas por movimentos sincronizados que refletem os rituais de gratidão e oferenda de alimentos aos deuses pela obtenção de boas colheitas.

A terceira e última mostra cultural é oriunda de Cuenca, no Equador, e é levada a palco pelo Ballet Andino Causanacunchic numa mostra composta por danças tradicionais com dançarinos profissionais e montagens coreográficas das diferentes províncias do Equador, cada uma com as suas respetivas indumentárias.

Este espetáculo de vida e cor promove uma vez mais a partilha intercultural de vivências e sentimentos através de uma das mais puras manifestações artísticas de sempre, a arte de dançar.

A autarquia são-brasense tem vindo a apostar de forma gradual na oferta diversificada de eventos culturais, o que se reflete nas diferentes iniciativas de verão tais como a Feira da Serra, Noite de Prata e Calçadas – a Arte sai à rua. A diversidade cultural prolonga-se por todo o ano com exposições regulares, espetáculos de música, dança, teatro, semanas dedicadas à interculturalidade, entre muitas outras sugestões para todas as idades e gostos.

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s