Vai decorrer no dia 31 de agosto, entre as dez e as vinte e uma horas uma Exposição do Cão do Barrocal Algarvio no Parque das Figuras (frente ao Fórum Algarve) – Faro.
O Barrocal, a estreita faixa entre o Litoral e a Serra, foi o habitat onde a Associação de Criadores do Cão do Barrocal Algarvio – ACCBA resgatou este animal do anonimato.
Nesta subregião e ao longo de muitas gerações, este cão foi desenvolvendo características próprias. Estas características permitiram que fosse utilizado como cão de caça e de guarda. Era conhecido como “lanudo”, “felpudo”, “fraldado”, “desfraldado” ou “abandeirado/ embadeirado” por ter a cauda em forma de bandeira. Devido ao excesso de designações, a Associação decidiu que Cão do Barrocal Algarvio seria a mais indicada.
O Cão do Barrocal Algarvio encontra-se em processo de reconhecimento enquanto raça portuguesa. Este processo está a ser acompanhado pela Direção Geral de Veterinária (D.G.V) e Clube Português de Canicultura (C.P.C).
Há quinze anos, no inicio do processo, o número de exemplares era diminuto. Neste momento, fruto de um trabalho aturado e selectivo orientado pela Associação de Criadores do Cão do Barrocal Algarvio – ACCBA, calcula-se que o número de exemplares já terá ultrapassado os mil e quinhentos.
Por: ACCBA





