AGENDA

Exposição do Cão do Barrocal Algarvio, no Parque das Figuras | 31 de agosto

Vai decorrer no dia 31 de agosto, entre as dez e as vinte e uma horas uma Exposição do Cão do Barrocal Algarvio no Parque das Figuras (frente ao Fórum Algarve) – Faro.

O Barrocal, a estreita faixa entre o Litoral e a Serra, foi o habitat onde a Associação de Criadores do Cão do Barrocal Algarvio – ACCBA resgatou este animal do anonimato.

Nesta subregião e ao longo de muitas gerações, este cão foi desenvolvendo características próprias. Estas características permitiram que fosse utilizado como cão de caça e de guarda. Era conhecido como “lanudo”, “felpudo”, “fraldado”, “desfraldado” ou “abandeirado/ embadeirado” por ter a cauda em forma de bandeira. Devido ao excesso de designações, a Associação decidiu que Cão do Barrocal Algarvio seria a mais indicada.

O Cão do Barrocal Algarvio encontra-se em processo de reconhecimento enquanto raça portuguesa. Este processo está a ser acompanhado pela Direção Geral de Veterinária (D.G.V) e Clube Português de Canicultura (C.P.C).

Há quinze anos, no inicio do processo, o número de exemplares era diminuto.  Neste momento, fruto de um trabalho aturado e selectivo orientado pela Associação de Criadores do Cão do Barrocal Algarvio  –  ACCBA, calcula-se que o número de exemplares já terá ultrapassado os mil e quinhentos.

Por: ACCBA

cartaz

Categories: AGENDA, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.