Lagos

Propostas de grande interesse para o concelho reprovadas pela Câmara Municipal de Lagos

A vereadora da CDU na Câmara Municipal de Lagos, no prosseguimento do trabalho desenvolvido pelos eleitos da CDU nos órgãos autárquicos, apresentou, na reunião de Câmara de 20 de Agosto, três novas propostas sobre matérias de grande importância para o Concelho.

cdu

  1. CRIAÇÃO DA MARCA LAGOS DOS DESCOBRIMENTOS

A CDU considera que, para um cidadão, o encontro com a qualidade como um valor imaterial, é um poderoso contributo para a promoção do bem estar e qualidade de vida.

No Município de Lagos, de características radicadas em valores de qualidade, históricos, ambientais e de serviços e produtos de origem nos seus recursos naturais, a divulgação destas qualidades será uma questão fundamental para o equilíbrio das actividades económicas e sócio/culturais, no desenvolvimento do Município.

A criação e divulgação da marca LAGOS DOS DESCOBRIMENTOS, lema já afirmado do nosso Município, torna-se indispensável para apresentar a qualidade de Lagos quer como Município de cultura e história, quer pelos seus produtos e ofertas sociais e turísticas.

A marca Lagos dos Descobrimentos será concretizada na criação do SELO DE QUALIDADE DE PRODUTO e SELO DE QUALIDADE DE SERVIÇO, atribuídos através de candidaturas ou propostas.

PROPOSTA:

Criar a marca LAGOS DOS DESCOBRIMENTOS, de acordo com os objectivos e metodologia expostos nos considerandos.

Proposta reprovada com votos contra do PS e PSD.

PROPOSTA MARCA LAGOS DOS DESCOBRIMENTOS 7 2014docx

  1. CONCURSO DE IDEIAS PARA O PLANO MUSEOLÓGICO DE LAGOS

Lagos possui um acervo histórico/cultural material e imaterial de notável qualidade, que lhe atribui um papel destacado e único.

Esta faceta de Lagos, já de si uma riqueza social, adquire hoje um particular significado económico, pelo facto de o turismo, que se tem afirmado como um dos mais importantes sectores de actividade ao nível mundial, constituir hoje no País em geral e no Algarve em particular, um elemento primordial na estrutura económica.

No entanto, este acervo tem sido olhado sem uma organização que relacione entre si, e complementarmente, os seus elementos, de forma a constituírem uma unidade museológica coerente, valorizadora da imagem e da vivencia que a cidade oferece, e promotora do seu desenvolvimento social e económico.

Em paralelo com outros elementos estratégicos, toma caracter de urgência a elaboração do Plano Museológico de Lagos, composto da definição de prioridades, dos programas de objectivos e conteúdos de cada instalação, da calendarização dos concursos públicos para os respectivos projectos de execução e da avaliação dos canais de financiamento.

PROPOSTA:

Organizar o Concurso Público de Ideias para o Plano

Museológico de Lagos.

Proposta reprovada com os votos contra do PS, PSD e LCF

CONCURSO DE IDEIAS PARA O PLANO MUSEOLÓGICO DE LAGOS

  1. DEBATES PREPARATÓRIOS DA DISCUSSÃO PUBLICA SOBRE O PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DE LAGOS

O Plano Director Municipal, PDM, é o documento básico para orientação das acções dirigidas ao futuro do Município.

A CDU considera que compete à população do Município e suas organizações, intervir na apreciação do conteúdo do PDM, uma vez que o processo de retoma do PDM de Lagos decorre há mais de 12 anos, sem que a população do Município tenha tido conhecimento do seu andamento ou nele tenha participado de alguma forma;

Assim, não se pode exigir à população que se pronuncie sobre a proposta do PDM, de maneira informada e consciente, no prazo dos 30 dias uteis em que decorre fase de discussão publica obrigatória por lei.

PROPOSTA:

Realizar um conjunto do mínimo de três sessões de informação e debate aberto ao publico, sobre o processo de retoma do PDM de Lagos, a realizar durante os meses de Setembro/Outubro, e que para eles sejam convidadas todas as entidades e órgãos autárquicos do Concelho, e população em geral.

Proposta reprovada com os votos contra do PS e PSD, e abstenção do LCF.

proposta cml PDM 16 07

Mais uma vez, Lagos ficou a perder com estas votações na Câmara Municipal de Lagos sobre importantes propostas apresentadas pela CDU.

Por: Comissão Coordenadora de Lagos da CDU

Categories: Lagos

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.