Algarve

XII Acampamento Regional junta 1200 Escutas no Vale das Almas | 2 a 7 de setembro

O Sítio do Vale das Almas, no concelho de Faro, será o cenário de acolhimento para o XII Acampamento Regional da Região do Algarve do Corpo Nacional de Escutas. O evento terá início no dia 2 de setembro, prolongando-se até ao dia 7.

acareg

Estão inscritos cerca de 1200 jovens e adultos que estarão distribuídos por cinco campos; Goa, Damão, Diu, Bombaim e Nova Deli.

Este XII Acampamento Regional é a maior atividade promovida pela Região do Algarve. O acampamento anterior teve lugar na Mata Nacional do Barão de S. João em 2007.

O ACAREG tem como imaginário «Vive a vida» um poema de Madre Teresa de Calcutá e como tema «Uma viagem, uma missão». As atividades a desenvolver inspiram-se na vida de Madre Teresa e nos hábitos e costumes da Índia.

Em campo, os jovens terão de desempenhar uma série de tarefas, preparadas e planeadas por eles próprios. Irão construir o seu alojamento para esses dias, irão cozinhar, limpar e manter as instalações, participar em inúmeras atividades propostas pelos departamentos regionais pedagógicos, que passam por caminhadas, jogos, ateliês, serviços, tudo isto visando potenciar o seu crescimento em todos os aspetos do seu desenvolvimento individual: físico, afetivo, de carácter, espiritual, intelectual e social.

O Corpo Nacional de Escutas é a maior associação juvenil portuguesa, inserida e enquadrada no maior movimento juvenil mundial. Em Portugal conta com um efetivo de cerca de 60 mil jovens e 13 mil adultos. É uma associação de juventude sem fins lucrativos, não política e não-governamental, destinada à formação integral de jovens dos 6 aos 22 anos de idade, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade. Está implantado através de mais de 1100 agrupamentos locais e estruturas intermédias espalhados por todo o continente e regiões autónomas.

Por: Junta Regional do Algarve – Departamento de Comunicação e Imagem

Categories: Algarve, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.