Loulé

ALMANCIL | ASCA comemorou 22 anos

Uma muito interessada e muito representativa moldura humana esteve presente nas comemorações do 22.º aniversário da ASCA.

Nos dias 23 e 24 de Agosto, a Associação Social e Cultural de Almancil, Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública Sem Fins Lucrativos, comemorou mais um aniversário, promovendo actividades desportivas, culturais bem como uma cerimónia festiva alusiva ao ato.

No Sábado, dia 23, aquela cerimónia integrou a XII edição do Encontro de Poetas sob a temática “40 Anos de Abril”, coordenado pela poetisa Almancilense e membro da Direcção da ASCA, Paula de Assunção. Foram dezasseis os poetas que declamaram interessantes conjuntos de palavras rimadas acerca do dia que marcou indelevelmente o povo português.

Associando-se esta Instituição às Comemorações do 40.º Aniversário do 25 de Abril levadas a cabo pela Câmara Municipal de Loulé, a Dr.ª Marta Santa Rita, licenciada em Estudos Portugueses, pela Universidade do Algarve, apresentou, de novo, a obra “Recolha de Reminiscências da Revolução”, editada pela ASCA e que fora lançada no passado dia 26 de Abril.

Para além da produção deste livro a Direcção desta Instituição comprometera-se a inaugurar duas obras alusivas à temática aquando deste seu aniversário.

E assim foi… uma instalação artística, escultura em reciclagem criativa designada de Fénix pelos seus criadores – Aderita Silva, Raymond Parfait e Gareth Thomas, representando segundo os criadores a capacidade de renascer das cinzas e um mural, que segundo estes mesmos artistas representa o renascimento, a família e a comunidade que se interliga.

Ainda nesta tarde de comemoração ouviram-se palavras de circunstância. O Presidente da Junta de Freguesia de Almancil, Tenente Coronel Joaquim Pinto relembrou Abril de 1974. O Sócio Fundador da ASCA e Vereador da Câmara Municipal de Loulé, Sr. João Martins, referiu que “valeu a pena o esforço de todos os que têm passado por esta Instituição” e comparou-a com “uma flor de Abril”. A representante do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Faro, Dr.ª Lina Sequeira, saudou o trabalho que a ASCA tem vindo a fazer, mostrando total disponibilidade da entidade representada em continuar a trabalhar conjuntamente com a Associação Social e Cultural de Almancil.

O Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Dr. Vítor Aleixo, relevou a organização anual do encontro de poetas “é importante que os poetas declamem o que lhes vai na alma”, acrescentando que a ASCA possui toda uma legitimidade e com o apoio daquela edilidade de recolher poemas de poetas algarvios com a finalidade de ser elaborada e editada uma colectânea desses trabalhos.

O Presidente da Direcção da Instituição aniversariante, Sr. Hermes Alberto, agradeceu a presença da vasta e muito representativa audiência “é pois realmente reconfortante e relevante, verificar esta moldura humana tão representativa da sociedade, nos seus mais diversos níveis aqui hoje reunida”, fornecendo alguns números, deveras significativos relativamente aos serviços sociais prestados pelas diferentes valências graças ao excelente trabalho do seu quadro de pessoal que se conta por meia centena.

Dinâmica que vai muito para além das chamadas valências sociais, entendendo a Instituição manter uma simbiose entre a prossecução do espírito social aliado aos aspectos culturais.

Reconheceu, ainda, o empenhamento da sociedade civil através de donativos que tanto ajudam num projecto social daquela natureza, bem como o apoio da Junta de Freguesia de Almancil e da Câmara Municipal de Loulé, muito especialmente, pela recente cedência de um terreno para a construção de uma creche, jardim de infância, projecto ao qual a ASCA se irá debruçar, com amor e dedicação como é seu apanágio.

A cerimónia findou com a actuação do Grupo Coral de Portimão e um beberete de confraternização durante o qual os presentes puderam interagir na análise de problemáticas algumas delas tão actuais na nossa sociedade.

No Domingo, dia 24 de Agosto, destacaram-se as actividades físicas promovidas pela secção desportiva da Associação, mais concretamente, o Passeio de BTT BikeVentura|ASCA pela Freguesia de Almancil e o Torneio de Petanca Casais versus Casais.

Por: Sandra Vale – Departamento de Marketing Social e Eventos da ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.