Decorreu esta manhã, entre as 10 e as 13 horas, a votação dos projetos propostos pela população de Quarteira no âmbito do Orçamento Participativo (OP) 2014. A votação teve lugar junto ao Centro Autárquico de Quarteira e contou com uma muito boa afluência, sempre com pessoas a votar, tendo ocorrido momentos em que se formaram filas para votar.
O PlanetAlgarve falou com o coordenador do projeto, Ricardo Tomás.
PlanetAlgarve: Como está a correr a votação para o OP 2014?
Ricardo Tomás: Até ao momento, vamos com cerca de 1 semana e meia de votação e, em termos de votação eletrónica, está a ser bastante concorrida com luta muito renhida entre bastantes projetos distribuídos pelas várias freguesias. Relativamente à votação presencial, na votação itinerante que estamos a fazer pelas várias freguesias, aquilo que verificamos é que tem havido menor afluência do que a votação presencial em Loulé, no Terminal Rodoviário. Portanto, até ao momento, está tudo a correr bem e agora vamos aguardar até ao dia 30 para vermos como ficarão os resultados.
PlanetAlgarve: E como está a correr a votação em Quarteira?
Ricardo Tomás: Em Quarteira, do ponto de vista da votação eletrónica, sendo uma das maiores freguesias do concelho, é também uma das que está a participar mais com o voto SMS. Hoje, estamos aqui para a votação presencial e a participação tem sido boa.
PlanetAlgarve: Segundo alguns comentários que por vezes se ouvem, parece haver ainda alguma confusão. Há pessoas que pensam que a verba disponibilizada para o OP é o total que a autarquia de Loulé vai investir nas freguesias. Quer aproveitar para esclarecer mais uma vez as pessoas?
Ricardo Tomás: Nada disso. Convém esclarecer isso. Essa ideia é completamente errada. Esta verba do Orçamento Participativo é uma verba concreta destinada somente para projetos do Orçamento Participativo. É um projeto novo e a Câmara Municipal de Loulé é uma das câmaras pioneiras este ano no Algarve, juntamente com as câmaras de Albufeira e de Lagoa, que também estão a lançar Orçamentos Participativos. A câmara de Loulé é aquela que afeta maior verba para este investimento, com meio milhão de euros, mas este meio milhão de euros é dividido proporcionalmente por todas as freguesias, segundo o mapa antigo das 11 freguesias, para que sejam só as pessoas a decidirem aquilo que consideram prioritário nas suas freguesias. Obviamente que depois há todo o investimento que a câmara municipal fará nas freguesias ao abrigo do Orçamento Municipal. As verbas destinadas ao OP estão completamente à margem daquilo que é a normal política de investimentos da câmara.
PlanetAlgarve: Numa primeira fase, as pessoas apresentaram projetos, elegeram 3 para cada freguesia, dos quais apenas 1 sairá vencedor em cada freguesia. No entanto, será provável que a autarquia de Loulé venha a concretizar mais alguns para além daqueles que forem eleitos?
Ricardo Tomás: Obviamente. À partida, aquilo que nós definimos é que por cada freguesia, segundo o mapa anterior das 11 freguesias, estão a concurso 3 projetos, sendo que garantidamente haverá sempre um que será concretizado. Eventualmente, se o projeto vencedor não esgotar toda a verba destinada a cada freguesia, poderá haver espaço para a concretização do 2.º projeto mais votado. Por exemplo, aqui em Quarteira, se os dois projetos mais votados perfazerem os 75 mil euros, obviamente que serão ambos concretizados. Por outro lado, poderá haver projetos que, embora não saiam vencedores, possam merecer uma atenção por parte do executivo municipal e mais tarde, fora do OP, possa via a concretizá-los.
Até ao final de setembro, ainda pode votar via SMS grátis para o n.º 4400 com o código relativo ao seu projeto preferido:
» Repavimentação da sala polivalente do Centro de Apoio à Criança de Quarteira e reparação / substituição dos caixilhos de madeira e serralharias
Código votação SMS: OP13
» Construção de um parque de merendas junto à Igreja S. Pedro do Mar
Código votação SMS: OP14
» Recuperação de uma casa devoluta para desenvolvimento de uma Casa de Cultura em Quarteira
Código votação SMS: OP15
Saiba mais sobre o OP 2014
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
- Jorge Batista votou
- Apoiantes do projeto do Centro de Apoio à Criança
- Os meninos do Centro de Apoio à Criança compareceram para os votantes não se esquecerem do seu projeto
- Bela Pereira votou
- Telmo Pinto votando no OP14 – foto Jorge Matos Dias
Categorias:Quarteira
















