Albufeira

Autarquia recebe participantes do XXVI Acampamento Nacional da APPC

O Município de Albufeira recebeu os participantes do XXVI Acampamento Nacional da APPC Faro, numa receção organizada ontem nos Paços do Concelho. O evento, que está a decorrer na cidade até dia 14 de setembro, com o apoio da Autarquia, tem por objetivo promover a inclusão social de cidadãos com deficiência.

Cerca de 70 jovens com deficiência provenientes de vários pontos do país, que se encontram a participar no XXVI Acampamento Nacional (D) eficientes da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro (APPC Faro), a decorrer em Albufeira até ao próximo dia 14 de setembro, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, elementos da vereação e pelo presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas.

Os participantes que se faziam acompanhar pela Diretora Executiva e pelo presidente da APPC Faro, Graciete Campos e Carlos Rodrigues, têm um conjunto diversificado de atividades à disposição durante sete dias, entre as quais destacamos as aulas de hidroginástica, bailes, visitas a vários equipamentos na região e no concelho de Albufeira.

Durante a receção, Carlos Silva e Sousa deu as boas vindas a todos e aproveitou para desejar uma boa estada em Albufeira, tendo-se disponibilizado para continuar a apoiar as iniciativas da APPC, as quais considerou de extrema importância para o desenvolvimento psicossocial destes jovens. Referiu ainda que “não há sociedades justas e desenvolvidas se não existir a visão de que todos somos iguais”.

Por sua vez, os responsáveis da APPC agradeceram ao Executivo e aos técnicos da Autarquia “o apoio disponibilizado e a abertura de diálogo, desde o primeiro momento, o que facilitou muito a organização do evento. Graciete Campos fez questão de salientar que “este é um excelente exemplo de cooperação entre duas entidades que unem esforços, contribuindo, desta forma, para a criação de uma sociedade mais justa e inclusiva”. Por sua vez, Carlos Rodrigues, presidente da referida Associação, referiu que esta colaboração com o Município de Albufeira vem de longe, tendo realçado o exemplo da prova de desporto adaptado, aquando do Cross das Amendoeiras em Flor.

O presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas, disse que tem vindo a acompanhar o trabalho da APPC ao longo dos últimos 16 anos. “Não é um trabalho fácil, e não encontro adjetivos que consigam descrever, o esforço e o dinamismo que a Associação empreende para fazer com que estas pessoas se sintam úteis e válidas”.

O momento ficou ainda marcado pela troca de presentes, tendo a Autarquia oferecido à APPC uma publicação sobre Albufeira e um estojo com uma gravação da Torre do Relógio, ex-libris da cidade, enquanto a Associação ofereceu uma lembrança feita pelos utentes da instituição, um pisa-papéis, réplica de uma casa algarvia feita a partir de uma pedra de calçada.

No final ainda houve tempo para uma “foto de família” para mais tarde recordar.

Por: Município de Albufeira

Categorias:Albufeira

PlanetAlgarve