O padre José Joaquim Fernandes Campôa é o novo pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Quarteira. O padre José Joaquim Fernandes Campôa substitui o padre Elísio Dias, que agora se aposentou. Era prior da comunidade quarteirense desde 1969, deixando uma obra realizada, na qual se destacam as infraestruturas do complexo paroquial de São Pedro do Mar e para a criação do Centro Paroquial de Quarteira, que inclui as valências de lar, centro de dia, ATL, creche e refeitório social.
A tomada de posse teve lugar esta manhã, 14 de setembro, a partir das 10 horas, na Igreja Paroquial S. Pedro do Mar, que registou uma enchente. Uma imensa multidão de quarteirenses quis assim dar as boas vindas ao seu novo pároco, numa cerimónia presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas. A cerimónia contou ainda com a participação do pároco cessante, padre Elísio Dias, do pároco de Albufeira, cónego José Rosa Simão (natural de Quarteira) e o frade Herculano Alves, franciscano capuchinho, sacerdote da Ordem dos Frades Menores (franciscanos), docente da Universidade Católica e um dos maiores biblistas do país (saber mais em baixo).
Entre os presentes, destacamos a presença dos autarcas Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, dos membros do seu executivo, Jorge Guerreiro, Eduardo Amador e Sónia Neves, do seu antecessor, José Mendes Coelho, do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, da vereadora Ana Machado, do seu antecessor, Seruca Emídio e do presidente da Câmara Municipal de Aljezur, José Manuel Velhinho Amarelinho.
Depois da homilia, o sacerdote José Joaquim Campôa realizou a sua profissão de fé e juramento de fidelidade a Cristo e à Igreja, seguindo-se a assinatura do auto da tomada de posse e a entrega simbólica da chave da igreja.
Na sua mensagem final, o padre Campôa disse: “Estou aqui no meio de vós. Estou aqui convosco nesta paróquia de Quarteira para caminhar convosco com a ajuda de Deus, com a força e a ação do Espírito Santo. Para ajudar cada um de vós e a comunidade a levar as vossas cruzes. É essa a minha disponibilidade, é esta a minha abertura: para caminhar convosco, para trabalhar convosco e sabeis muito bem que o padre faz a comunidade mas a comunidade também faz o padre. Por isso, espero, em comunhão fraterna, poder-vos levar por diante e dar continuidade àquilo que este grande homem (Padre Elísio) deixou. Vamos dar continuidade ao seu trabalho e vamos caminhar olhando na mesma direção sempre com Cristo no nosso caminho e a força e a ação do Espírito Santo. Por isso, caríssimos paroquianos de Quarteira, estou para vos servir, estou para caminhar convosco, estou aqui com esta alegria interior porque o Senhor me chamou. Chamou-me para ser padre e agora chamou-me para estas terras. É aqui que quero trabalhar, é aqui que quero estar convosco, é aqui que nós vamos caminhar”.
Terminada a cerimónia, o novo pároco de Quarteira deslocou-se ao adro da igreja, onde recebeu os cumprimentos dos seus novos paroquianos, bem como um grupo de paroquianos de Aljezur, transportados por um autocarro da sua câmara municipal, que fizeram questão de virem a Quarteira despedir-se do seu pároco.
O padre José Joaquim Campôa é natural de Odeáxere, nascido em 1960, era pároco de Aljezur, Bordeira e Odeceixe, cuja paróquia coordenou desde 1999 até agora.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
- Os autarcas e ex autarcas de Quarteira e Loulé nas primeiras filas
- D. Manuel Quintas e Padre Elísio
- Padre Campôa, D. Manuel Quintas e Padre Elísio
- Padre Campôa, D. Manuel Quintas e Padre Elísio
- O autarca de Aljezur, José Manuel Amarelinho, numa despedida emotiva ao seu anterior pároco
- Vítor Aleixo; Jorge Guerreiro; Telmo Pinto; Eduardo Amador; Samuel Guerreiro
- Vítor Aleixo cumprimentando o novo Pároco de Quarteira
Categorias:Quarteira