AGENDA

XVI Encontro de Música Antiga de Loulé | 3 a 25 de outubro

O Concelho de Loulé recebe, de 3 a 25 de outubro, o XVI Encontro de Música Antiga de Loulé. Passados 16 anos, o evento volta a apresentar uma programação de excelência que traz ao Algarve os melhores solistas e grupos que pretendem divulgar repertório situado entre a Idade Média e finais do século XVIII, tendo sempre presente a preocupação com interpretações historicamente informadas, tanto a nível da música vocal como da instrumental.

Nesta edição, um dos destaques vai para Jordi Saval, grande estudioso, pedagogo e criador de novos projetos de valorização da música antiga. Na vertente pedagógica do Encontro, o musicólogo Rui Vieira Nery volta a Loulé para apresentar uma conferência.

No arranque do evento, esta sexta-feira, o ensemble Contágio Barroco vai estar na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira, para apresentar um programa preenchido na íntegra com sonatas do compositor Johann Ernst Galliard.

As Cantigas de Amigo de Martim Codax e Música da Diáspora e ”torna viagem” constituem a programação do agrupamento Sete Lágrimas, no segundo concerto deste festival, agendado para sábado, dia 4, e que tem como palco a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Querença.

A 11 de outubro, em Alte, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, o flautista Michael Form e o cravista Dirk Börner interpretarão um programa totalmente dedicado a Johann Sebastian Bach, com peças que derivam das sonatas, partitas, suites e cantatas do genial mestre barroco.

Os madrigais italianos nos livros de vihuela quinhentistas constituem a temática do programa de concerto do duo de canto e vihuela formado por Délia Agundez & Manuel Minguillón Nieto. O espetáculo acontece dia 17, na Igreja de S. Lourenço, em Almancil.

Pela primeira vez na história dos Encontros vai estar o prestigiado instrumentista Jordi Savall, figura de

destaque no panorama internacional da Música Antiga. Com participação do percussionista Pedro Estevan, interpretará um programa intitulado Orient/Occident: Dialogue des Musiques Anciennes & des Musiques du Monde. Este que é o espetáculo mais aguardado desta edição terá lugar no dia 18 de outubro, na Igreja Matriz de Loulé.

A encerrar o Encontro deste ano, a 25 de outubro, na Igreja de S. Sebastião, em Boliqueime, tem lugar um concerto com os jovens do Ensemble de Flautas de Loulé e do Ensemble de Música Antiga do Conservatório Nacional (EMCN), com um programa designado Per sonar com ogni sorte di stromenti.

Todos os concertos têm início pelas 21h30.

Ainda neste Encontro estão agendadas uma Masterclass de flauta solo orientada por Michael Form (edifício do Atlético, 12 outubro, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00) e uma Palestra sobre Jordi Savall pelo conceituado musicólogo Rui Vieira Nery (Alcaidaria do Castelo de Loulé, 18 outubro, 18h00).

Todas as iniciativas têm entrada livre.

Uma vez que acontece fora da chamada “época alta” da animação na região, este Encontro de Música Antiga é uma oportunidade para o público algarvio e para os turistas estrangeiros que visitam a região nesta altura do ano poderem disfrutar de espetáculos de grande qualidade e, simultaneamente, apreciar a riqueza do património eclesiástico concelhio.

Por: Município de Loulé

Categorias:AGENDA, Loulé

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s