Primeira associação do Algarve cria certificação para reconhecimento dos restaurantes do sul do país
- Apresentação do Selo de Qualidade Turística
A AIHSA – Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve acaba de lançar o projeto Selo de Qualidade Turística, uma certificação criada para reconhecimento da qualidade dos restaurantes da região algarvia.
Atribuído pela associação, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Região de Turismo do Algarve e a Comunidade Intermunicipal do Algarve, o Selo de Qualidade Turística pretende distinguir os estabelecimentos junto dos turistas, nacionais e estrangeiros.
«Este projeto é inovador porque distingue pela primeira vez os restaurantes da região do Algarve com uma marca de qualidade, sendo esta uma necessidade do setor identificada pela AIHSA. A excelência da gastronomia regional, da higiene e segurança alimentar e do atendimento ao cliente são alguns dos critérios do projeto.», afirma Daniel do Adro, presidente da Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve.
O objetivo da AIHSA no primeiro ano é premiar a qualidade de mais de 30 restaurantes que se distingam na região. O processo de certificação está previsto arrancar já no próximo mês de novembro, com o levantamento dos estabelecimentos, seguindo-se uma auditoria.
«A gastronomia algarvia está fortemente ligada à Dieta Mediterrânica, que é Património Imaterial e Cultural da Humanidade desde 2013, e será mais um contributo para a sua divulgação.», afirma o responsável.
Entre os parceiros desta iniciativa está a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, pelo expertise na evolução e tendências do fenómeno turístico na restauração. Por sua vez, a Associação dos Municípios do Algarve irá proporcionar o envolvimento dos municípios no projeto, de modo a torná-lo mais abrangente.
«Todos os parceiros são fundamentais nesta iniciativa. A missão da valorização e o desenvolvimento das potencialidades turísticas está a cargo da Região de Turismo do Algarve, sem dúvida, uma mais-valia para o Selo de Qualidade Turística.», conclui o presidente da AIHSA.
A apresentação do projeto Selo de Qualidade Turística decorreu hoje, 15 de outubro, no Hotel Ria Park, em Vale do Lobo, tendo sido realizada por Daniel do Adro, presidente da AIHSA. Seguiu-se a intervenção de Pedro Moreira, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo Algarve. O encerramento coube a Jorge Botelho, presidente da Associação de Municípios do Algarve, e a Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve.
SOBRE A AIHSA
A AIHSA foi pioneira e única na região algarvia no que concerne à sua atividade. Fundada em 1971 como Grémio Distrital dos Hoteleiros e Similares de Faro, a designação pela qual é atualmente conhecida – AIHSA – Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve – surge em 1975.
Localizada numa região onde predomina a indústria turística, atualmente, os cerca de 2000 associados, repartidos por estabelecimentos hoteleiros, restauração e bebidas de todo o Algarve, delegam na AIHSA a representatividade deste setor.
A AIHSA, uma associação sem fins lucrativos, mantém uma cooperação direta com os setores público e privado. A constante participação em grupos de trabalho e reuniões com o Governo e Entidades Oficiais da Região permite um papel ativo na tomada de decisões fulcrais para os portugueses, com particular relevância no turismo, procurando a AIHSA encontrar as melhores soluções para os problemas que afetam os empresários algarvios.
Por: Media Consulting