AGENDA

Casa-Museu João de Deus assinala 17 Anos de existência com “Recital de Canto e Piano” em SB Messines | 25 de outubro

Um “Recital de Canto e Piano” terá lugar no próximo dia 25 de outubro, pelas 21h00, na Igreja Matriz de SB Messines, assinalando o 17.º aniversário da Casa-Museu João de Deus. O evento resulta de uma parceria entre este espaço do Município de Silves, a Associação Ideias do Levante e a Fábrica da Igreja local.

A soprano Carla Pontes será acompanhada ao piano por Cristina Silva.

cartaz

Recordamos que este espaço do Município abriu portas precisamente a 25 de outubro de 1997, tendo, desde então, dado a conhecer o seu patrono, o Poeta e Pedagogo messinense, João de Deus. Particular enfase foi dado, sempre, àquilo que o poeta escreveu, desenvolvendo-se ações que mostrassem a riqueza e diversidade da sua obra, desde as fábulas, passando pelos seus poemas românticos e, naturalmente, pela “Cartilha Maternal”. Do mesmo modo e desde sempre, as atividades ligadas à infância e juventude tiveram um caráter preponderante na programação do espaço, tendo sido criadas valências como as de Ludoteca, Mediateca, Cinemateca e Binquedoteca, especialmente vocacionadas para este público.

Também, ao longo destes anos de atividade, foram publicadas algumas obras, nomeadamente “O Livro Fantástico” e “João de Deus – Trajectos”, tendo sido promovidos muito outros, entre os quais “Um Conto com muitas estórias”, um projeto conjunto da Casa-Museu João de Deus, do Jardim Escola João de Deus, da Caixa de Crédito Agrícola de SB Messines e São Marcos da Serra e da escritora Glória Maria Marreiros. “A Voz e o Sonho”, sobre a vida da poeta messinense Maria Antonieta Júdice Barbosa, da autoria de João Reys, foi outra obra apresentada por esta instituição.

Ações de promoção da leitura, das várias expressões artísticas – música, pintura, fotografia, escultura, poesia –, concertos, recitais, debates, palestras, conferências, passeios pedestres e literários foram uma constante, bem como a existência de momentos solidários, em que, por exemplo se trocaram e ainda trocam, gratuitamente, livros, revistas, CD’s e DVD’s, em rúbricas como “Vamos Ler Juntos”, “Vamos Continuar a Ler Juntos” e, agora, em “Livros à Varanda”.

Nomes como os de Maria Antonieta Júdice Barbosa, Augusto Pires Martins, José Soudo, Tátá Regala, Jorge Cardoso, Mário Pérola, Daniel Vieira e pai, Jorge Estevão, Cuca Fiadeiro, Alzira Cabrita e tantos outros, terão sempre os seus nomes associados à Casa Museu, por ali terem exposto os seus trabalhos, ou apresentado algo.

Desde sempre, houve uma estreita colaboração com diversas instituições, sendo a parceria uma das formas mais usuais de criar novas dinâmicas. Junta de Freguesia de SB Messines, Fábrica da Igreja de SB Messines, Grupo Amigos de Messines, Casa do Povo de SB Messines, o Grupo ExtremoSul, Grupo de Teatro Penedo Grande, Jardim-Escola João de Deus e Quinta Pedagógica de Silves são algumas das instituições que têm promovido eventos em conjunto com a Casa-Museu João de Deus.

E porque este é um espaço pleno de vitalidade, já há projetos de futuro, entre os quais uma iniciativa que envolverá Artistas Plásticos, Performativos, Cineastas, Fotógrafos, Poetas, Músicos, Bailarinos, Críticos Literários, Editores e Escolas e que se chamará TEIA, bem como um outro evento, mais uma vez em colaboração com as escolas da freguesia de SB Messines e instituições locais, regionais e nacionais, que se chamará “A Arte de Amar em João de Deus”.

Por: Município de Silves

Categorias:AGENDA, Silves

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s