AGENDA

Rui Vieira Nery dá palestra em Loulé sobre Jordi Savall | 18 de outubro

O musicólogo português Rui Vieira Nery vai estar este sábado, 18 de outubro, pelas 18h00, na Alcaidaria do Castelo de Loulé para apresentar uma Palestra sobre Jordi Savall, o compositor e músico catalão que dará um concerto na Igreja Matriz de Loulé neste mesmo dia.

Rui Vieira Nery

Rui Vieira Nery

Rui Vieira Nery nasceu em Lisboa, em 1957, e iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Cecília, prosseguindo-os no Conservatório Nacional de Lisboa. Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (1980), doutorou-se em Musicologia pela Universidade do Texas, em Austin (1990), que frequentou como Fulbright Scholar, e bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e onde trabalhou, designadamente, com os Professores Robert Snow, Gérard Béhague, Douglass Green, Michael Tusa e Elliot Antokoletz.

Professor, entre 1985 e 2000, no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e atualmente no Departamento de Músicas da Universidade de Évora, orientou um vasto número de mestrados e doutoramentos em universidades portuguesas, espanholas e francesas. Foi Diretor-Adjunto do Serviço de Música (1992-2008) e é Diretor do Programa Gulbenkian Educação para a Cultura (desde 2008), na Fundação Calouste Gulbenkian. É investigador do Instituto de Etnomusicologia-Centro de Estudos de Música e Dança (INET-MD).

Como musicólogo, é autor de diversos estudos sobre História da Música Portuguesa, dois dos quais receberam o Prémio de Ensaísmo Musical do Conselho Português da Música (1984 e 1992), bem como de largo número de artigos científicos publicados em revistas e obras coletivas especializadas, e exerce uma atividade intensa como conferencista, no plano nacional como em vários países da Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. Os seus temas de investigação incluem a problemática do maneirismo e do barroco na música ibérica e os processos de interpenetração cultural na música portuguesa, do vilancico à modinha e ao fado. Tem tido também uma intervenção ativa regular no campo da reflexão

sobre Políticas Culturais, tanto por escrito como pela participação em ações de debate e formação avançada neste domínio.

Como crítico e colunista musical, colaborou nos semanários Expresso e O Independente. É colaborador regular da Antena Dois da Radiodifusão Portuguesa, para a qual foi autor, entre outros, dos programas Sons Intemporais e Ressonâncias (com Vanda de Sá), e atualmente do programa Matrizes. Foi consultor musical da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, da Régie Cooperativa Sinfonia e da Fundação de Serralves. De novembro de 1991 a junho de 1992 foi responsável pela conceção do projeto artístico do Centro de Espetáculos do Centro Cultural de Belém. Entre 2005 e 2007 desempenhou as funções de Secretário de Estado da Cultura no XIII Governo Provisório. É presentemente vogal da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e do Conselho Nacional de Cultura.

Foi-lhe concedida em 2004 pelo Presidente da República a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique por serviços prestados ao estudo da Cultura portuguesa.

É Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História.

Por: Município de Loulé

Categorias:AGENDA, Loulé

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s